quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A sobremesa rejeitada

Nunca vi um povo gostar tanto de comer! Se as festas de fim de ano com minha familia no Brasil significavam passar tempo com a familia, trocar presentes e brincar, para mim aqui elas significam comer, comer muito!

O frio pesa muito na maneira como encaramos as festas. Passar ano novo na rua? Nem pensar! Ceiar na varanda? Ta brincando, né? Passar as férias na beira da piscina? Ha-ha! So nos resta a nos trancarmos em algum canto e adivinha? Comer, comer e comer. E beber também. Ainda mais sem a pressão de ter que caber dentro de um biquininho, afinal é inverno!

Eh uma verdadeira maratona. Começa com os petiscos, que vão de amendoim ao caviar e ao fois gras (ai que delicia!), acompanhado de champagne. Dai depois vem a salada com abacate e salmão defumado. Nesse momento todos ja estão com a barriga cheia, mas sabem que ainda tem muito por vir. Depois chega um entradinha, tipo uma mini torta de frutos do mar. Quando o prato principal chega, temos que fazer um grande esforço para comê-lo, mas afinal de contas, ele é a estrela da noite! Um segredo que aprendi é o trou normand (buraco da Normandia), que consiste em comer uma bola de sorvete com uma calda de algum alcool super forte entre um prato e outro para digerir mais rapido e abrir espaço para o que ha de vir.

Depois chegam os queijos, varios tipo de queijos, que são tão bonitos que a gente se obriga a experimentar um ou outro, ou todos. Depois disso tudo é quando eu chego com a minha humilde colaboração à ceia e apresento a minha sobremesa. Não preciso nem dizer que ninguém consegue mais comer nem um grão de nada. Não tem buraco que dê jeito. Por educação provam um pouquinho e elogiam. Bom, da proxima vez tenho que encaixar minha parte no meio da maratona, se quiser ter algum crédito.

2 comentários:

Rackel disse...

Uma aluna francesa (sou professora de portugues pra estrangeiros aqui no Rio) tinha me falado q o trou normand era um drink q vc tomava pra poder comer mais... Não sabia q vinha com sorvete tb!!!

Vou até add esse blog na lista dos meus!

=)

Amanda Lourenço disse...

O sorvete é para disfarçar o alcool forte! Para os fraquinhos que não conseguem beber de uma vez (eu).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...