terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Quiche Lorraine à la Amanda


Cozinhar nunca foi meu forte. Mas confesso que nesse ultimo ano andei pegando mais gosto pela coisa. Em parte porque estive mais presente na cozinha, ja que tinha mais tempo livre que o cheri, que é quem normalmente prepara as refeições, mas acho injusto quem chegar cansado do trabalho ter que cozinhar se o outro esta em casa. Parceria é a palavra-chave. Então me munia do livrinho de cozinha que ganhamos no natal passado dos nossos amigos queridos e tentava fazer coisinhas diferentes. Andei numa fase de tentar eliminar ao maximo coisas prontas, tipo molho de tomate, conservas, massas congeladas, mas o problema é que o paladar acostumou com tudo fresquinho e agora faço careta toda vez que precisamos recorrer aos industrializados, o que não é nada raro. Talvez quem não more na França não saiba, mas aqui tem tudo pronto. A verdade é que estou gostando de experimentar pôr a mão na massa e hoje publico no post algo que nunca pensei que fosse escrever: uma receita.

Que fique claro que eu sou iniciante, então nada de muito sofisticado. O lado bom é que se eu fui capaz de fazer, qualquer um é também, então podem se jogar sem medo. A receita escolhida foi a de quiche, tradicional prato francês.

Quiche Lorraine

Massa (pâte brisée):
* 125g de manteiga (nem vem com esse papo de margarina)
* 250g de farinha
* Sal à gosto

Recheio:
* 4 ovos
* 300ml de leite (para uma quiche mais "rica", usar creme de leite)
* 150g de presunto picado (o original leva bacon defumado, como não gosto, adaptei)
* Sal e pimenta à gosto

Começar pela massa. Picar a manteiga fria em cima da farinha e do sal e ir amassando com os dedos até obter uma farofa assim:


Acrescentar um pouco de agua, no maximo meio copo, misturar com uma faca (é importante não manusear muito a massa com a mão):


Forme uma bola com as mãos, enrole naquele plastico de cozinha e deixe pelo menos uma hora na geladeira, onde se conservara por até dois dias.


Abra a massa com um rolo (vale a pena investir um euro - foi o que eu paguei - e se livrar dos copos e garrafas que so atrapalham sua vida). Forre um tabuleiro médio ou varias forminhas individuais, fure o fundo com um garfo e deixe esperando na geladeira. Coloque o presunto no fundo da massa (se for bacon tem que fritar antes). Uma boa variação é colocar alho poro ja cozido também, fica uma delicia! Misture os ovos, o leite, o sal e a pimenta e jogue a mistura sobre o presunto. Deixe no forno por cerca de 40 minutos, até que doure em cima.

Oh céus! Minha tortinha veio com defeito! Desculpa ai, tava tão faminta que esqueci de tirar a foto antes de comer. Essa tortinha foi a sobra da grandona ai de baixo.

28 comentários:

caso.me.esqueçam disse...

como-eu-amo-quiche! sobretudo as com alho-poro! hmmmmmmmmmmmm! coisa mais facil do mundo de fazer, velho! muito massa!

aqui a gente compra a massa pronta mesmo (apesar do pessoal saber fazer e tal... eu nao!). quando faço quiche, cubro a forma com a massa pronta, passo uma camadinha de mostarda. num recipiente eu jogo cebola, 6 ovos mexidos, creme de leite, leite, queijo rapé, pimenta, sal... tah faltando algo, meu deus... hahahaha sei la! sei que eu faço uma misturada do caralho, jogo tudo sobre a massa, coloco presunto e queijo por cima e jogo no forno por meia hora. brother... que coisa boa! aaah! esqueci tambem do tomate! tomate fresquinho fica bom demais. meu deus! eh tao facil e tao gostoso! :D

Amanda disse...

Po Luci! Isso é tudo menos quiche, né? Tomate?? Hehehehe! Olha, faz essa massa ai de cima que vc não vai querer outra coisa! Faz toda a diferença!

Helena disse...

A gente ganhou um livro de receitas da cozinha mediterrânea do prefeito no nosso casamento (vocês também ganharam um presentinho no casamento? minha cunhada ganhou uma caneta!, hehehe, prefiro o livro de receitas mesmo), bom, como eu ia dizendo, ganhamos esse livro e é muito bom! A gente fica escolhendo as receitas, vai no mercado e traz os ingredientes para uns quatro, cinco pratos. Só que agora já fizemos quase todas as receitas, daí, nessa última vez que fui para a França, comprei uma revista de receitas, também bem legal. Aí tem um monte dessas, né? Na casa dos meus sogros eles sempre usam essas revistas...

O brabo é ter energia para chegar em casa e ir para a cozinha, por isso, lá em casa também nos dividimos sempre. Mas o maridón cozinha melhor do que eu :/

Ultimamente eu tava numa fase de tortas, estava comprando a massa pronta e pegava tudo que estava sobrando na geladeira e colocava para lá: abobrinha, berinjela, cebola, tomate, ovos, presunto, tomate, pimentão (claro que nem todos de uma vez só, depende do que tem em casa). Enfim, é bom compartilhar essas coisas também, Amanda. Vou testar a tua receita, fazendo a massa e tudo, depois conto se deu certo :)

Um beijo!

Renata Inforzato disse...

Oi AManda,

Sou o horror na cozinha e, apesar de morar sozinha aqui em Paris, quero me aventurar...
mas vou te fazer uma pergunta besta: depois que vc coloca a massa na forme e faz os furinhos, tem que deixar quanto tempo esperando na geladeira?

bjsss
Seu blog é ótimo

Luciana Nepomuceno disse...

A-man-da, sua bruxa/vidente/advinha...baby, quiche lorraine! olha, só de lembrar me dá água na boca. E saber que é assim tão facinho (?1?) me dá vontade de tentar. Porém tenho medo de comprometer minha lembrança perfeita.
E, você, hein? Toda surpreendente, um dia um post poético sobre casacos e fofos franceses, outros dias análises político-econômicas precisas e agora receitas!Mulher multifacetada é outra coisa...Bjs

Carol Nogueira disse...

Ai, Amanda, to com fome!! :) Seu post receita me fez pensar nisso aqui o:
http://www.penelope-jolicoeur.com/2010/10/cinq-fois-par-jour-1.html
Acho que voce vai curtir esse esquema! Desafios!!
Bom Natal e tudo de bom, querida. To indo hoje, mas vou ficar tendo noticias pela porte doree!! Bjs

Quéroul disse...

e queijo? nadica de queijo???

eu só comi quiche uma vez, de cebolas, que eu fiz em casa. :)

acho que é um sinal pra eu repetir a receita, porque é a terceira menção que eu leio em blog só nas últimas 24 horas.

nham nham.
;)

2edoissao5 disse...

vc é muito sofisticada...rs
eu ja abandono a receita quando ela fala em abrir a massa com um rolo...

beijo!

Maíra K. disse...

Cara, quiche. Genial, vou tentar fazer também!

Anônimo disse...

Manda! QUE DELÍCIA!:O AUHUASHAUHSUHAUHS Nunca comi, mas meus olhos dizem que é muito bom. AUSHAUHSUAHUSHUAHSAHHS Vou tentar fazer qualquer dia desses. ;)

Aline Mariane disse...

que bom que eu tenho a desculpa de não ter forno... hihihi

Aline Mariane disse...

que bom que eu tenho a desculpa de não ter forno... hihihi

Lílis disse...

que bom que eu tenho a desculpa de não ter forno...[2] hahahahaha
nem me atrevo a fazer... mas parece otimo!
:)

Amanda disse...

Helena, que chique esse livrinho do prefeito, heim? Eu casei no Brasil, não ganhamos nem parabéns. Pois é, o dificil é chegar do trabalho e ir cozinhar, mas esses meus experimentos so faço quando tô à toa mesmo. No dia-a-dia é o cheri quem cozinha mais e é sempre o classico legumes-proteinas-amido. Para as receitas, procuro mt nos blogs tbm, tem varias coisas bacanas na França e no Brasil tbm.

Renata, aventure-se sim! Acho dificil mesmo ter paciência pra cozinhar so pra vc mesma, a gente sempre acaba comendo uma besteirinha. Mas comer uma comidinha gostosa e saudavel (não que meu quiche cheio de manteiga seja um bom exemplo) faz tão bem pro espirito, né? A espera na geladeira não é muita não, pq a massa ja estava la antes. Eh so o tempo pra vc organizar as coisas mesmo, eu da ultima vez nem coloquei.

Borboleta, é facinho sim! Tenta ai, vai! E depois me conta o que deu! Mas vê se não segue o conselho da Luci e não coloca tomate peloamordodeusfrancês!

Carolzita!! Puxa, vc ja esta indo beibe? ;) Nem deu tempo da gente se ver! Olha, eu ja procurei muito esse tal do pannier, mas so encontrei tudo caro! Acho uma otima ideia mesmo, so não encontrei o caminho ainda... Uma otima viagem pra vcs!!

Amanda disse...

Quéroul, engraçado como não leva queijo, né? Mas poxa, acho que se a gente colocar um pouco ali em cima so pra dar um gostinho fica bom, né?

so sad, morri de rir com seu pânico de abrir massa! Repito: se eu fiz, fia, todo mundo faz. Não é tão assustador, juro! O problema aqui em casa é ter espaço pra abrir a massa e a solução encontrada foi fechar o fogão e fazer ali na tampa mesmo.

Maira, tenta mesmo e volta pra contar! :)

Glorinha, agora que vc é uma pessoa independente, tbm pode ir postando suas receitas, né?

Aline e Lilis, acho que não vivo sem forno. Microndas eu dispenso, mas forno?!!!! Quase tudo que é bom sai de la: bolo, batata-frita (daquelas congeladas), pizza, quiche, tortas, folhados... Como vcs conseguem?

Beijos a todas, adorei os comentarios! Da até vontade de cozinhar mais, hihihi!

Cris Chagas disse...

Queria tanto ouvir isso do meu marido... Quem fica mais tempo em casa deve cozinhar pra quem tá mais tempo trabalhando... Infelizmente, depois de um traballho extressante e de 2h sacudindo num trem, só ouvia "Mo, o que a gente vai comer?" Nossa, nem me pergunte como eu ficava!
Sei lá, acho q nessa horas mulher (de um modo geral) é mais parceira.

obs: adoro comida caseira. faço massa de pizza e pão em casa hummmmmmmm Em PT decosbri um molho pronto bem fresquinho, lá tb tinha um tomate cozido sem pele já pronto, caso preferisse. Pq molho de tomate caseiro é ótimo, mas é bem chato de fazer.

Amanda disse...

Cris, se eu não tivesse certeza que o cheri faria o mesmo por mim (alias, ele ja fez com outras coisas), eu não cozinhava de jeito nenhum!! A parceria vale pros dois lados.

O tomate sem pele que vc fala é o de lata? Vende no Brasil tbm! Mas não acho dificil fazer o molho em casa não, o problema é que precisa de muito tomate! Tem que pegar uma promoçaozinha. Beijos!!

Iara disse...

Como assim você faz a massa? Meu, todo o meu respeito a você, Amanda. Um dia eu chego lá.

disse...

Uma colega do trabalho (francesa) disse uma vez que quiche de verdade nunca leva queijo. Achei engraçado pq eu so' conhecia quiche com queijo!

Maridao ja' fez muito quiche na raça, fazendo massa e tudo, mas ultimamente para ganhar tempo, ele compra a massa pronta no supermercado. E' uma boa opcao para fazer algo rapido e gostoso. As vezes ele faz até com as sobras da geladeira, fica otimo! Mas claro que nada substitui uma massa caseira, né?

Um dia desses vou ver se posto a receita do bolo de chocolate mais facil do mundo, que eu faço de vez em quando. Se eu consigo fazer, TODO mundo tambem vai conseguir.

Beijos!

Cris Chagas disse...

Ah, Amanda, não posso ser injusta com o Rapha, ele não cozinha pra mim, mas faz um milhão de coisas (de casa inclusive). O problema é que ambos não gostam de cozinhar e que cozinha não dá pra adiar, sabe... Vc tem que fazer, pq a fome bate kkkk E, como ele tem a desculpa de que não sabe fazer, já viu...

Depois de muita briga, ele tentou aprender a fazer bife e arroz, mas ficou tão ruim que eu desisti hahah(apesar de não falar nada pra ele, pra não desicentivar). O problema é que eu acho q falta uma certa boa vontade.

Resumindo, mesmo sentindo falta de um apoio no quesito cozinha, ele continua sendo parceirão em todo o resto, então conpensa, né? Ninguém é perfeito kkkk

Olha, o tomate é esse da lata mesmo. Nunca reparei nisso aqui no Brasil, até pq não fazia tantas compras. De qualquer forma, molho de tomate caseiro é algo que só me apetece comer kkkkk

caso.me.esqueçam disse...

minha gente, voces estao acabando com meu sonho de cozinheira. como assim quiche sem tomate, sem queijo? que coisa triste. tsc.

Luciana Nepomuceno disse...

Baby, já deu tempo anotar a receita, pode escrever outro post, ahahh. Brincadeira, sei das ocupações, mas como voc~e deixou aquele comentário tãaaooo lindo me deu uma baita saudade. Bj, meliga.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Ficou bonito! Espero que bom também!

Bjos

Renata Inforzato disse...

Amanda,

Obrigada!!!! Agora lembrei que tenho que comprar o forno, pq só tenho micro, hehehehehe


Luci, meus sonhos de cozinheira tb estão indo embora...Adoro tomate ....

bjss pra todo mundo

Marissa Rangel-Biddle disse...

Esse negocio de abrir massa ... Acho tao sexy. Anyway, vou tentar fazer a receita. Me deu água na boca. ( nos EUA TUDO TUUUDO é industrializado). É a treva! Bjkas

Marina disse...

huum! Deu agua na boca! =)
Beijos!

Túlio disse...

Mandita cozinheira!!! Muito bacana!!!

Aqui... Que dia é hoje???

Parabéns! Desejo pra você o mesmo de sempre: uma felicidade perene, repleta de intensos momentos de alegria; muita saúde e disposição; e, resumindo, uma vida muito bem aproveitada.

Se conseguir entrar no MSN, converso com vc depois.

bjos

Túlio

Luciana Nepomuceno disse...

Será que quiche cura crise de abstinência e saudade? ainda não te encontrei pra desejar feliz aniversário, oras...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...