quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Salada de frutas

Ja contei sobre minhas dificuldades com a comida em uns dois post abaixo, assim como da minha descoberta gastronômica. Pois outra grande surpresa que tive aqui na França foram as frutas. Adoro! Muitas pessoas ja me chamaram de louca, porque no Brasil a gente tem as melhores frutas e tal mas eu discordo completamente. Primeiro porque não da pra comparar as frutas da França com a do Brasil, pois os dois paises não dão as mesmas frutas! Então a questão é saber se a pessoa prefere frutas tropicais ou frutas ... como é o nome? Temperadas? Alias, mesmo no quesito frutas tropicais o Brasil não sai ganhando não. A Australia tem umas que vou te contar! E como eu trabalhava na colheita delas, comia mais do que colocava na cesta! E quem ja esteve na Asia diz que as de la são as melhores.

Esse verão em especial, as frutas da França estavam excelentes! Deve ter sido porque fez calor de verdade, não sei, mas elas estavam todas tão docinhas! As vezes eu as achava até doce demais. Ja viram isso? Fruta doce demais? A minha preferida do verão é o melão. E olha que eu nem gostava de melão no Brasil! O daqui é diferente, verde por fora e laranja por dentro. Uma amiga conseguiu traduzir bem a sensação de comer um melão desses pela primeira vez: "Quando eu senti aquele gosto, pensei deus existe e ele esta aqui dentro desse melão". Pena que a temporada esta acabando. Outras que adoro e que estão chegando em breve: cereja, framboesa, morango, pêssego, nectarina, pêra (também não gostava o Brasil).

Dai eu, ja acostumada a comer frutas todos os dias, fui visitar a familia no Brasil. Revivi a época em que não comia através dos meus primos. Acho que é um mal de familia mesmo, ninguém gosta de comer! Tenho certeza que se eu colocasse uma goiaba na frente deles, eles não iam saber o que é. Então uma vez perguntei pro meu primo se ele não comia frutas. Ele respondeu: "Como sim! Uma vez comi uma banana, outra vez comi uma maça, e outro dia comi uma banana de novo".

Ah.

Primo, vem pra França que seu paladar deve ser europeu também.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amanda, o morango em Recife sempre é azedo, já o da California...Ai, ai, ai...Ah, outra falsa idéia que morando aqui deletei: suco de laranja da Florida, nem é barato nem é gostoso; as melhores marcas sempre têm laranjas do Brasil, a procedência da fruta vem na embalagem, sabe?

Cris Chagas disse...

Eu gosto de fruta, algumas daqui, outras do Brasil. Aqui conheci a cereja (pra mim, cereja era aquilo q viha no vidro com um caldinho, eca haha) e aaaaamo. Qd chega a época como tanto q as vezes fico até meio indisposta. Outra revelação pra mim foi o figo, esse eu conhecia, mas não curtia muito.

As frutas em Paris são mesmo fantásticas!!! Lindas e saborosas. Em Portugal é meio como no Brasil, tem de tudo um pouco, depende da época e do lugar q vc compra.

Aqui é muito comum encontrar abacate, abacaxi e manga, por exemplo. Mas não tem cheiro nem gosto. São todos importados e devem ser colhidos muito verde. Uma pena :(

Aline Mariane disse...

Interessante, ontem passei na feira e estava pensando sobre isso: adoro as frutas daqui!! Mas como também adoro as frutas do Brasil, isso so confirma que devo gostar de frutas em geral! Fiquei interessada nas frutas da Australia... hehe

Como cresci no interior, cercada de arvores, acompanhando o ritmo dos pomares (goiaba, jabuticaba, manga, laranja, mexerica, limao, caju, caqui, ameixa amarela, até morango tinha!), acabei criando uma relaçao afetiva com as frutas, algo como "Vou fazer isso na época de laranja" ou "Essa época de goiaba que nao passa!". Talvez falte isso às crianças...

Você panhava fruta do pé? Ia à feira? Pode ajudar a explicar seu horror à elas na infância... - junto do paladar europeu, claro!
Bjss!

Margareth Travassos disse...

Sou viciada em frutas. Adoro sucos, especialmente os sucos que eu tomava lá no Bibi Lanches, no Rio.

Aqui é a mesma coisa, como a grande maioria das frutas, só ficam de fora a banana e a maçã, pois nunca fui muito fã. A única fruta que comi aqui e não achei muita graça foi melancia, uma pena, pois eu adoro.

Do Brasil, eu sinto falta da goiaba e jabuticaba, ai... que delicia!

Em dezembro eu tiro o atraso.

Neide disse...

Nossa eu amo melão!! aqui em casa todos os dias come-se melão! o melão do Brasil não gostoso como o daqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...