10- Comprar perfumes Foi-se o tempo que a gente precisava viajar pra Europa para pode comprar perfumes e cosméticos. 97% do que tem na França, tem no Brasil, e muito mais barato. Não vale a pena gastar dinheiro aqui com isso, guarde para os chocolates, esses sim são bem melhores do que na terrinha! Então quando você anunciar pra familia e amigos sua viagem à França e eles começarem a fazer a listinha de perfumes favoritos, avise logo que na esquina da casa deles tem o mesmo produto e bem mais em conta. Ou se você quiser impressionar, compre tudo no freeshop do aeroporto brasileiro e engane todo mundo.
9- Falar grosserias em português
Ja ouvi tantos brasileiros nas ruas de Paris falando besteira e achando que ninguém entendia que achei que valia a pena colocar essa dica aqui. Primeiro, aqui tem muitissimos brasileiros e eles não vão puxar papo com outros brasileiros so porque ouviram uma lingua familiar. Então aquela pessoa do seu lado do metrô pode estar entendendo toda sua conversa, mas achou melhor não se intrometer so pra dizer "Ei, eu também sou brasileiro!". Segundo, aqui também tem muitos portugueses, africanos e franceses que falam português, que acreditem, são bem mais do que a gente pensa!
8- Levar lembrancinhas pra todo mundoPoxa, Paris é uma cidade cara. Cada lembrancinha comprada tem um peso importante não so no bolso do turista, mas na mala também! Além do mais, lembrancinha por lembrancinha, ninguém liga muito mesmo, dai o presente acaba esquecido na estante e você deixou de comer naquele restaurante mais legal. Se for pra levar alguma coisa, que leve algo significante para a pessoa, senão é dinheiro gasto à toa.
7- Pegar metrô sempre
Ta certo que metrô é a forma mais facil e rapida de se locomover em Paris, mas se você ta turistando, pra que tanta pressa? Os ônibus de Paris também são muito eficientes, custam o mesmo preço (e a gente ainda pode usar durante 1h30 o mesmo bilhete, desde que não seja a volta da mesma linha) e ainda nos da a oportunidade de apreciar a vista. As vezes quando eu viajo pra um lugar novo e fico cansada de andar, pego um ônibus qualquer e vou olhando a paisagem. Eh um jeito barato e pratico de fazer turismo. Não recomendo taxis, que são super caros e bem dificeis de encontrar aqui na cidade luz.
6- Pensar em realPisou na França? Esqueça seus reais, senão você corre o sério risco de endoidecer. Não faça as contas pra saber quanto vai custar o almoço no restaurante ou o cafezinho na sua moeda, porque você vai se assustar. Não adianta nada sofrer pensando que seu chopp custa mais de 15 reais. Como diz aquele ditado: ta no inferno? Abraça o capeta! Se você decidiu passar uns dias em Paris, ja sabia que era caro, então separe uma quantia diaria de euros para gastar e pronto, não converta!
5- Perguntar para um francês se ele toma banho
Não é porque você esta de férias, se sentindo livre e feliz num lugar novo, achando que é a mais extrovertida das pessoas, que num momento de descontração você tem o direito de perguntar para um francês se ele toma banho. Primeiro que ele corre o risco de não entender. "Como assim se eu tomo banho? Ué, todo mundo não toma banho?". E se você se der o trabalho de explicar toda a historia, pode até ser que ele ache engraçado, mas la no fundinho provavelmente vai se sentir ofendido. Você não se sentiria?
4- Trazer muita bagagemVou contar um segredo. Os franceses, de maneira geral, ligam bem menos para moda do que os brasileiros. Aqui eles misturam cores nada a ver, usam all star em tempo integral e, pasmem, repetem roupas! Então não adianta muito entupir a mala com seus 15 pares de sapatos, se os proprios franceses usam o mesmo todo dia, e o mais confortavel possivel. Calça jeans, duas da pra viagem inteira (independentemente de quantos dias você pretende ficar). No verão umas blusinhas e um casaco; no inverno, um casaco e um casacão. Pronto, você esta pronta para Pari! Se quiser mudar de visual nas fotos, vai de Photoshop que é mais pratico.
3- Ir a restaurantes caros
Quer dizer, você pode gastar seu dinheiro onde quiser, mas evite os restaurantes turisticos: eles são caros demais para o prazer que proporcionam. Em Paris existem excelentes restaurantes, com preços em conta e com muita fartura. O quartier de Montparnasse é um dos lugares onde se pode encontra-los. A melhor coisa é perguntar para as pessoas que moram por aqui, elas sempre conhecem um lugarzinho secreto. O que não da é pra ir num restaurante super turistico e voltar pra Brasil dizendo que na França de come mal, que a refeição é cara e em porções de passarinho. Basta saber procurar.
2- Tentar falar inglês com o jornaleiroNo Brasil, o jornaleiro fala inglês? Então por que na França ele falaria? O mesmo vale para o funcionario do metrô, o garçon, o vendedor de crepes, etc. Se você não fala francês, o melhor mesmo é pedir informações para os transeuntes, pois você tera bem mais chances de cair em alguém que possa te ajudar. Além do mais, os jornaleiros ja estão tão cansados de dar informações, que pode te dar uma patada.
1- Fazer passeios que não te interessam
Se você detesta museus (como eu) pra que perder tempo entrando em todos eles so pra dizer que entrou? Se você nunca teve curiosidade em visitar a Disney e não curte brinquedos que te sacodem, pra que gastar 50 euros no ticket da EuroDisney so pra ter uma foto sua abraçando o Mickey? Se sua viagem foi programada para relaxar, dar um tempo da vida corrida, não tem muito sentido em acordar todos os dias às 6h da manhã pra poder conhecer absolutamente TUDO que Paris tem a oferecer. Pense um pouco mais no que você quer fazer, do que o que os outros querem que você faça. Até porque, quando voltar, ninguém vai ter paciência de ver suas fotos mesmo.