quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jogos Olimpicos 2010

Como na França não tem carnaval (fora uma farrinha no domingo) arranjei outra coisa pra fazer e fiquei assistindo os Jogos Olimpicos de inverno na televisão. Viciei. Pena que o horario é ruim e eu acabo dormindo da metade da programação, mas na manhã seguinte eles passam tudo de novo. O mais interessante é descobrir esportes novos, que nunca tinha ouvido falar! Tem o tal do curling, que é tipo uma bocha no gelo, muito engraçado. Mas a partida demora 2h30, dai enjoa. Meus preferidos estão sendo os classicos da neve mesmo: esqui e snowboard. O biathon também é interessante: são duas provas combinadas, uma de esqui e outra de tiro, cada uma quatro vezes. Quando se erra um tiro é punido com alguns segundos perdidos no esqui.

Pena que não tem muitos brasileiros pra torcer (eles são cinco, e não muito bem colocados), dai eu acabo torcendo pros franceses mesmo. A França esta surpreendendo nas medalhas esse ano. Eles esperavam umas dez medalhas, mas em quatro dias de campeonato - que dura duas semanas -, ja têm sete! Os tombos também são espetaculares, as vezes a pessoa sai rolando montanha abaixo e a gente so fica torcendo pra ela se mexer novamente. Houve uma morte na modalidade luge, o georgiano saiu da pista e bateu com a cabeça numa pilastra, tragico. Mas nem foi durante a competição, foi nos treinos.

Esse ano teve o primeiro casal de negros na patinagem artistica e eles são franceses. A coreografia foi perfeita, sem erros, mas eles acabaram em 15° lugar. A plateia pareceu particurlamente empolgada com Vanessa James e Yannick Bonheur, mas eles estavam longe de ser os favoritos. Não entendo os critérios dos juizes, pra mim todos são tão bons que eu não conseguiria dizer quem fez melhor. Na década de 90 surgiu a primeira patinadora negra de nivel olimpico, a francesa Surya Bonaly. Nas olimpiadas de 94, depois de um programa impecavel, ela ficou em segundo lugar e se recusou a ir receber a medalha. Acabou indo, mas a arrancou do pescoço assim que possivel e acusou os juizes de racismo. Ouvi dizer que todos os juizes deram notas excelentes, exceto um, que deu uma nota muito abaixo da média e ele era um sul-africano branco, pais que tinha acabado de se livrar do apartheid. Mas não consegui confirmar essa historia. Na ultima competição de sua carreira, Surya deu uma pirueta pra tras, o que é proibido no esporte, como uma forma de desafiar os juizes que, segundo ela, tanto a prejudicaram.

____________

Esta confirmado o chopp pra sexta, dia 26! Anotem nas agendas. No proximo post vou relembrar e dar os detalhes.

3 comentários:

Unknown disse...

Ah Manda, eu já falei, né?! O meu carnaval foi triste de ruim! Uma bosta! E aproveitei pra assistir às olimpíadas tbm. Eu babo com as apresentações, em especial, da patinação artística!Mas só chego pra ver na metade das apresentações e nunca concluo!:/ um beijo *:

Aline Mariane disse...

hehe, eu também estou acompanhando o JO, nao é o maximo?! primeira vez que vejo jogos de inverno, acho que nao conhecia nenhum esporte, haja wikipedia depois de cada competiçao!
To virando francesa e com preguiça de ir pra Paris duas vezes proximas (vou fazer o TCF na Sorbonne dia 20 de março)... Por aqui, quando digo que morei aih, as pessoas me olham com compaixao! hehe Sera que nao rola outro chopp depois das férias?! Bjss!

Leonardo disse...

Também estou adorando os jogos de inverno! Meu esporte favorito nunca vai deixar de ser a patinação, dá uma sensação de liberdade quando vejo a velocidade com que eles patinam, sem contar a beleza dos movimentos e, claro, dos patinadores. ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...