Um leitor de Fortaleza, o Victor, que esta indo estudar em Lyon em breve, me mandou um email pedindo dicas de filmes franceses, pra ele treinar o francês antes de chegar por aqui. Então decidi fazer um top 10 filmes, começando pela década de 2000, para falar sobre o cinema francês que mais marcou os franceses (com a ajuda do cheri, afinal, ele que é o frogy do casal) e os que eu mais gosto, claro. Eh uma lista pessoal, então se vocês tiverem outros filmes pra indicar, não hesitem em dizer!
10- Le placard (O closet)
Comédia lançada em 2001, bem engraçadinha. Assisti no Brasil logo que saiu, então não me lembro de todos os detalhes, so que ri bastante. O filme conta a historia de um cara rejeitado pela familia, sem amigos e que esta prestes a ser mandado embora. Dai alguém o aconselha a sair do armario, mesmo são sendo gay, pois os chefes não vão querer ser acusados de homofobia. A brincadeira da certo e ele tenta manter as aparências.
Trailer aqui.
9- Un long dimanche de fiançailles (Amor eterno)Assim como zilhões de outros filmes franceses, essa é uma historia que se passa durante a primeira guerra mundial. A Audrey Tautou, de Amélie Poulain, faz a personagem principal apaixonada por um soldado. O que eu gostei no filme foi a simplicidade das coisas. Por exemplo, tem uma cena em que a personagem diz: "Se um carro passar antes de eu contar até dez, é porque tal coisa vai acontecer" e eu lembrei que eu fazia tanto isso quando era pequena! A gente se identifica, sabe? Assisti esse filme com o cheri na Australia e em varios momentos ele era o unico a morrer de rir dentro do cinema, por causa das referências que so ele entendia.
Trailer aqui.
8- Le pianiste (O pianista)
Outro tema muitissimo explorado pelo cinema francês: a segunda guerra mundial. Ta certo que não é um filme 100% francês (é uma parceria franco-polono-germano-britânica) e na verdade não vai ajudar o Victor com a lingua, porque é em inglês, mas foi uma obra que marcou muito os franceses. Acho que pra entender um pouco a França, temos que tentar entender um pouco da sua historia, não pelas estatisticas, mas pelo lado humano da coisa. Um filme é uma boa maneira de começar.
Trailer aqui.
7- Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (O fabuloso destino de Amélie Poulain)Acho que esse é o classico francês contemporâneo, não é? Todo mundo ja assistiu e quem não assistiu se sente meio por fora. Eu não fico atras e faço coro com os demais: adoro a Amélie! Morri de rir com as cenas do anão e adorei a simplicidade do filme. De quebra, ainda da pra ver todo o quartier de Montmartre, em Paris. Se você ainda não viu, veja.
Trailer aqui.
6- Un prophète (O profeta)
Uma confissão: ainda não vi esse filme, que esta concorrendo ao Oscar de melhor filme estrangeiro. No Brasil so sai nos cinemas dia 30 de abril, que demora! Aqui saiu em agosto do ano passado! Apesar de não ter visto, ouvi todo mundo falando super bem desse filme. Parece que é uma historia de prisão, de mafia, de ciganos, muçulmanos e corsegos, mas não tenho certeza. Coloquei na lista porque ele parece unanimidade. Se alguém ja assistiu, dê sua opinião!
Trailer aqui.
5- Va, vis et deviens (Um heroi do nosso tempo)Produção franco-israelense de 2005. Fiquei apaixonada por esse filme e demorei umas semanas pra tira-lo da cabeça. Autoridades israelenses vão até a Etiopia resgatar negros judeus, os falashas. A mãe de uma criança cristã consegue infiltrar seu filho, que se finge judeu para escapar da miséria. O garoto vai pra Israel onde convive com suas mentiras diariamente. Eh muito bom mesmo, emocionante.
Trailer aqui.
4- Bienvenue chez les ch'tis (Bem-vindo ao norte, em Portugal)
Esse filme é orgulho dos franceses do norte do pais, mais conhecidos como ch'tis! Pronuncia-se xitis. Um funcionario de uma empresa faz de tudo pra ser transferido pro sul da França, e pra isso faz umas maracutaias. Como punição acaba sendo transferido pra outra região. O chefe diz que é um lugar terrivel. Dai ele parte pra Nord-Pas-de-Calais, onde tem que se acostumar com o sotaque e o modo de vida estranho daquela gente. Eh a produção francesa que mais atraiu gente pro cinema até hoje.
Trailer aqui.
3- Le petit Nicolas (?)O petit Nicolas é o Menino Maluquinho francês. Também não assisti o filme, mas li varias historinhas dele. Alias, aprendi muito francês com ele! Os livrinho foram feitos por René Goscinny e Jean-Jacques Sempé, e eu recomendo, são bem engraçados. O filme é um longa das aventuras de Nicolas e sua turminha da escola, so de garotos. Deve ser bem facinho de assistir e de quebra a gente ainda aprende um pouco sobre o classico da literatura francesa.
Trailer aqui.
2- Persepolis (Persepolis)
Uma obra de arte. Gostei tanto que comprei o livro depois, que é uma historia em quadrinho. O filme é uma animação feita pela mesma autora do livro, Marjane Satrapi, uma iraniana que conta sua vida atraves de todos os acontecimentos politicos de seu pais, desde que ela era criança. O filme (e o livro) consegue ser engraçado, triste, esperançoso, revoltante, tudo ao mesmo tempo. Marjane tem um humor afinadissimo e o filme acaba numa rapidez que so te faz pensar em quando você vai comprar o livro. Atenção especial para a cena em que ela canta.
Trailer aqui.
1- L'auberge espagnole (O albergue espanhol)Esse é um dos meus filmes preferidos, pois me lembra das minhas prioridades. O albergue espanhol é um hino à liberdade e eu assisto sempre que posso. Pena que sua continuação (Les poupées russes - Bonecas russas) não tem um centésimo da grandeza de espirito do original. Eh a historia de Xavier, que deixa a França e vai estudar um ano em Barcelona. Esse filme vale muito a pena, ainda mais pra quem esta deixando seu pais, indo pra outro e ainda se sente um pouco inseguro. Adoro o final!
Trailer (que não é bom) aqui.