sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Porte Dorée


A cidade de Paris é dividida em 20 arrondissements. Apesar de ser uma divisão funcional, quadrada, eles foram tomando personalidade e todo mundo tem uma idéia pré-concebida de cada um deles. O 16 é o mais rico. O 10 é popular. O 13 é o chinês. O 12, bom, o 12 eu não sei o que as outras pessoas pensam, mas o 12 é o meu.

Nos limites da cidade, os cartiers (tipo mini-bairros) têm o nome de Porte de alguma coisa. Como se Paris fosse um grande castelo cercado de um muro com portas de entrada e saida. Morar em alguma Porta significa morar no limite de Paris, mais toujours Paris.

A minha porte é a Dorée. Moro aqui por pura sorte. Se não tivesse tido essa sorte, provavelmente estaria ha alguns quilometros de Paris poque não teria dinheiro para pagar aluguel em nenhum dos 20 arrondissements. A grande vantagem de Porte Dorée é que porta afora não tem cidade, tem floresta. O Bois de Vincennes é um parque enorme que considero meu jardim. Quando estou entediada vou dar uma andada la, correr em volta da Lagoa, respirar um pouco de ar fresco. E um verdadeiro oasis no meio dessa megalopole. O cartier é tranquilo, familiar, calmo. Tem restaurantes, alguns bares e tudo mais que é preciso ter por perto.

Por isso eu gosto tanto daqui: foi esse bairro que me acolheu quando cheguei na França, ha um ano e meio. E como trabalho (ou trabalhei até semana passada) aqui perto, passei quase todo meu tempo de França no 12éme arrondissement. Paris não é Notre Dame, Louvre ou nenhuma torre. Pra mim, Paris é Porte Dorée.

5 comentários:

Thaisa disse...

Oie!! adorei o blog!! vou recomendar rsrs
PS: eu tb moro no 12 e confesso que adoroooooo aki! beijo

Christophe disse...

"Cartier" é sempre caro ... "quartier " depende ... rsrsrs

Amanda disse...

Isso que da convidar professor de francês pra ler blog! Ahahaha! Obrigada pela correção!

Karla Gê disse...

Parabéns, Amanda! Muito bom seu blog!!
Agora fiquei curiosa...quais são os outros nomes das Portes de Paris? Onde elas ficam? Quantas são? Puxa, nunca tinha ouvido falar nisso! Adorei saber mais sobre essa cidade que tanto me encanta! Vou visitar seu blog com frequencia agora!
beijo gde

Amanda disse...

Karla, da uma olhada nesse mapa: http://www.speos.fr/carte-paris.gif
Aqui da pra ver escritas as portas em volta da cidade! Beijos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...