terça-feira, 1 de setembro de 2009

Feliz ano novo!

Aqui na Europa, assim como nos Estados Unidos e Canada, as grandes férias acontecem no meio do ano. Para nos, povos do sul, o verão coincide com o final do ano, o que da muito mais senso ao significado de fim de ano, festas, férias de verão, calor. Eh um ritual que nos deixa bem claro o sentido de renovação, de fim de um ciclo e inicio de outro, onde vamos conseguir realizar todos os nossos objetivos e, principalmente, tudo vai ser diferente! Vamos esquecer o ano velho, nos concentrar no ano novo e atacar na listinha de resoluções.

Aqui na França o verão vem desacompanhado do natal, do ano novo e do espirito de renovação, como se alguém tivesse achado que todo esse prazer junto era demais. O resultado é que as férias de verão, apesar de maravilhosa e super bem-vinda, não parece completa. E depois que o verão acaba, o ano novo começa, em setembro.

Em dezembro/janeiro, as escolas e universidades tem apenas 2 semanas de férias e é preciso dizer que o clima de fim de ano é meio xoxo. A virada no ano francesa não tem o mesmo significado do que a brasileira, ja que dali a uns dias, tudo volta como era antes. Deve ser por isso que as comemorações de ano novo são tão ruinzinhas. Primeiro porque é um frio do cão e ninguém consegue ficar na rua, depois porque não tem fogos de artificio (acho que isso é lenda em Paris), e ainda porque muitos bares simplesmente fecham. Então o pessoal que quer passar da uma hora da manhã acordado tem que ir pra alguma festa, que geralmente custam os olhos da cara.

Ta certo que eles adaptaram (ou fomos nos que adaptamos?) as férias pra cair no verão. Mas ca pra nos, acho que faria muito mais sentido colocar as longas férias durante o inverno, no fim do ano, porque além de dar um senso ao 'fim de ano', ainda daria a oportunidade de fugir do inverno francês e passar dois meses no calor dos tropicos, no melhor do verão.

14 comentários:

Helena disse...

É verdade, eu achei as festas de final de ano meio paradas na França. Sempre é algo entre amigos (o que é ótimo, mas não tem aquela emoção toda de sair para rua, encontrar as pessoas, ver os fogos, sentir a vibração do momento...)
E é verdade também que falta uma festa para dar o pontapé inicial ao verão. Parece que ele começa meio disperso e termina rapidinho...

caso.me.esqueçam disse...

confesso que acho isso estranho. quando camilo diz "no proximo ano (se referindo a setembro) vou fazer tal coisa", sempre acho estranho.

- no proximo ano que tu fala eh setembro?
- é.
- ah.

porra, não tem NADA pior que acordar no inverno, aquela frio da porra, a tua cama te chamando e você tendo que levantar pra "cuidar da vida". desgraça.

Mari disse...

concordo com o réveillon "xoxo"... e parece que não é a mesma coisa, pelo menos para mim, passar a virada longe da praia! Sempre jogo flores para iemanja, pulo sete ondas e aquela tradição toda... o ultimo ano, que virei aqui, nem pareceu virada! e as agendas que são meio ano, meio outro então?? achei bizarro a primeira vez que vi, depois percebi que faz todo sentido!!! para mim o pior de tudo é ter que visitar o Brasil rapidinho no final de ano (dez-jan) por causa das aulas aqui...e depois ter que voltar para a geladeira parisiense!! brrrrr!!!!!

Mari disse...

ah, e o mémoire, ta saindo??
bjus!

Rosa lopes disse...

Acho q para o francês, e grande parte da Europa, a opção faz bastante sentido, trabalhar durante o frio e curtir o verão.
Nós fazemos o mesmo, não?As nossas grandes férias também são no verão.
Beijos

Maíra K. disse...

Eeeeeee! Feliz ano novo, Amanda! :-)

Anônimo disse...

Ano novo é massa mesmo. Embora eu tenha sentido umas coisas ruins de uns anos pra cá, uma angustiazinha...

mas feliz nouvelle année! ou seria année nouvelle?
:)

bises!

Anônimo disse...

Pois é, achei super estranho meu cunhado me perguntar se eu ja havia feito minha lista de resoluçoes para o ano novo.

Na hora, fiquei pensando se nao seria cedo demais, ate que processei o input e me dei conta de que aqui, o ano nao começa em setembro. Bizarre!

Unknown disse...

Menina!!!
Ontem eu tava assitindo o programa da Luciana Gimenez, e ela disse que a ultima moda em Paris (ela tava ai faz poucos dias) era usar calça sarruel tanto em mulher como em homem!
Essa informação procede?

Anônimo disse...

Meu comentario saiu com um nao fora de lugar. Desconsiderem-no, s'il vous plait!

Bel Butcher disse...

Pois é, essa história é engraçada. Mas, como nem sempre dá pra pagar passagem para os trópicos, melhor que eles continuem aproveitando o seu próprio verão, né? Assim, se sobrar uma graninha, em dezembro dá até pra fugir desse fim de ano xoxo, numa temperatura mais civilizada.

Amanda Lourenço disse...

Mariana, o mémoire ta quase quase! Falta um mapinha triplo so! E o seu???

Asnalfa, se vc me disser que calça é essa, que não faço a menor ideia, talvez eu possa te ajudar!

Bel, é verdade que é caro ir pros tropicos quando a gente mais precisa deles!

Mari disse...

com licença Amanda, posso comentar a calça saruel? é moda sim, e unissex, tem até versão baby. Mas corrigindo a autoridade da moda (hmm) Luciana Gimenez, não é a ultima moda não. Ja é coisa pelo menos do ano passado.
(não resisti, sorry Amanda!)
meu ultimo post foi sobre meu mémoire... ai ai, quase quase também... mas é um quase que parece nunca, sabe???
bjus Amanda:o)!!!

Anônimo disse...

[url=http://tinyurl.com/y9qxher][img]http://i069.radikal.ru/1001/35/75e72b218708.jpg[/img][/url]



Related keywords:
Tramadol side effects canines
buy cheap Tramadol
cheap Tramadol buy online
buy cheap overnight Tramadol
buy Tramadol free fedex shipping
order Tramadol cod overnight delivery
c o d shipping for Tramadol
Tramadol hcl 500mg
[url=http://www.zazzle.com/AlexanderBlack]buy no perscription Tramadol [/url]
[url=http://seobraincenter.ru]http://seobraincenter.ru[/url]
cheap Tramadol free shipping
Tramadol without prescription cash on delivery
next day delivery on Tramadol
next day delivery on Tramadol
buy prescription Tramadol
Tramadol long term sue
Tramadol cash on delivery without doctors prescription

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...