quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Papo de elevador

Corajosas correndo debaixo de tempestade de neve


O que fazer quando um assunto que sempre foi totalmente secundario, pra nao dizer sem a menor importância, se torna o centro da sua vida, com todas as outras coisas girando em volta dele? Pois foi isso o que aconteceu com a meteorologia para mim. A conversa sobre o tempo foi promovida de quebra-gelo de elevador à discursao de suma importância. So fui perceber a minha obcessao quando me dei conta de que quando algum amigo do Brasil me perguntava como estava indo a vida na França, eu sempre respondia: "Nossa, muito frio" ou mais raramente "Até que agora o tempo esta melhorando". Pô, desde quando eles estao interessados em quantos graus esta fazendo na França?

A Mariana ja falou da mania dos franceses com a previsao do tempo na TV e eu posso dizer que compartilho desse interesse. Virei uma especialista de temperatura e nao devo ter passado um dia sem saber qual foi a maxima. Aqui sempre tem a previsao da manha e a previsao da tarde, que variam muito. No Brasil eu nunca tinha pensado nisso, e no inicio eu estranhava quando as pessoas perguntavam "Mas 10 graus de manha ou à tarde?".

A primeira vez que tive contato com estrangeiros, na Australia, a gente sempre conversava sobre os critérios mais importantes na hora de decidir qual o melhor pais pra morar e esse pessoal do norte do planeta sempre priorizava o clima do lugar. Eu achava curioso todos eles falarem a mesma coisa e dizia que pra mim, o clima nao era importante. Depois de quase três anos na França mudei minhas preferências e coloquei a temperatura como fator essencial na escolha. Nao sei onde li que conhecer o frio é indispensavel para se valorizar ao calor e nao poderia estar mais de acordo. Antes de vir pra França, a temperatura era um mero detalhe, eu nunca dei valor ao calor brasileiro, nunca tinha parado pra pensar de verdade sobre isso. Quer dizer, eu sabia que na Europa era frio e tal, mas nao dava importância. Acho que so sentindo na pele a gente se da conta de certas coisas.

Pois é, tudo isso pra dizer que aqui esta frio pra caramba! E que hoje nevou como nunca tinha visto. A neve é a unica coisa positiva abaixo de zero. Eu e cheri fomos para o parque e brincamos como crianças, fazendo batalha de bola de neve. Boneco nao deu pra fazer, segundo o cheri, o tipo de neve dificultava o trabalho. (sera que ele se aproveitou da minha ingenuidade de iniciante pra me enrolar que nao dava pra fazer quando na verdade ele nao queria ter trabalho?). As fotinhos que ilustram esse post sao da nossa aventura de hoje. Viram o pobre do patinho no lago congelado?

13 comentários:

Mari disse...

Putz Amanda, me vi 100% nesse post, salvo no final... Apesar de achar a neve linda eu so fico pensando em não me estabacar no verglas!!
hehehe
FELIZ NATAL e bjus!!!

Cris Chagas disse...

Não sei pq no Brasil se diz "nos países frios eles são super preparados (calefação, roupas adequadas, etc) e não se sente frio." Queria conhecer quem lançou essa mentira! Eu congelo em qq lugar kkk Mania q brasileiro tem, até frio em outro país é bom.

A gente pode até torrar dentro de um shopping ou no metro no inverno (o q tb não é nada bom), mas passa um frio do K7 em vários lugares.

Mirelle Matias disse...

putz amanda! nao acredito q to de ferias no brasil enquanto a neve cai linda por ai! que droga! mas semana q vem eu chego e se deus quiser vai estar tuuuudo branquinho ainda para eu escrever um post bacana como esse seu!

beijos!

Suzana disse...

hoje amanheci o dia e tb estava tuudo branquinho aqui em Nancy. dá vontade de ficar sentada na janela (fechada) com o chocolate quente na mão.
aliás, mto bom o comentário sobre a obsessão pela metereologia: não saio de casa sem ver quantos "menos graus" faz lá fora. aliás, amanhã, a mínima é de -18o. meedo =O!

Suzana disse...

"...fazem lá fora", desculpe. uma garrafa e meia de vinho nessa sábado à noite.

Bubusca disse...

Descobri teu blog agora. Eu moro na Bélgica há aaaaaaaaaaaanos (meu marido é francês, nascido na Itália) e tenho filhos grandes e tudo mais. Pois eles agora estão como eu, dizendo que não gostam do frio e da neve kkkkkkkk e olha que nasceram aqui, hein?
Muito legal ler tuas impressões sobre a França!
Um abraço
Tereza

luci disse...

oa, sai ai de paris toda feliz porque finalmente ia voltar pra um lugar "quente": lyon. quando eu cheguei, adivinhe: mais frio ainda e neve! quase surtei! chegou a fazer -8°. isso eh vida? admito que fiquei super animada e feliz quando vi a rua inteirinha coberta de neve. quando os floquinhos caiam silenciosos na rua... mas o frio eh frio. e frio eh ruim. sempre sera. nao que eu goste de calor. eh por isso que eu vou morar um dia meio aqui, meio lah :)

nova caledonia! :D

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]6 Leopard Retail Price, [url=http://vonmertoes.net/]Pro Mac Retail Price[/url]
[url=http://vonmertoes.net/][/url] educational software for kids discount software discount game software
between academic software and [url=http://vonmertoes.net/]educational software office[/url] software corporation canada
[url=http://vonmertoes.net/]store locater software[/url] acdsee 7 license key
[url=http://hopresovees.net/]Pro Mac OS v10[/url] i buy software to
buy my software [url=http://bariossetos.net/]macromedia dream weaver software[/b]

Neide disse...

Oi Amanda!
Passando para te desejar um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO repleto de realizações! beijos

Anônimo disse...

Essa semana tive minha prova de que as adaptações são totalmente involuntárias.
Miami, 18 e eu com meinhas e casaquinho de lã, deu vontade até de por botas, mas o mancómetro ainda trabalha, o meu pelo menos...
Bom feriado!!!

Unknown disse...

Um pato de neve? hahahaha Ah, meu, eu gosto de frio, mas confesso que o frio muiiiito frio mais que frio não deve ser muito agradável.

Yves Luiz disse...

Posts très interessantes!
Bem massa esse blog! Parabéns!
À+!

Yves Luiz disse...

Ah pardon! Esqueci d me apresentar!
Sou um carinha do Brasil que gosta de "surfer sur net" e achei esse blog! Foi mal se pareci metido... té o/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...