sexta-feira, 5 de março de 2010

Top 10 - Filmes franceses anos 2000

Um leitor de Fortaleza, o Victor, que esta indo estudar em Lyon em breve, me mandou um email pedindo dicas de filmes franceses, pra ele treinar o francês antes de chegar por aqui. Então decidi fazer um top 10 filmes, começando pela década de 2000, para falar sobre o cinema francês que mais marcou os franceses (com a ajuda do cheri, afinal, ele que é o frogy do casal) e os que eu mais gosto, claro. Eh uma lista pessoal, então se vocês tiverem outros filmes pra indicar, não hesitem em dizer!

10- Le placard (O closet)
Comédia lançada em 2001, bem engraçadinha. Assisti no Brasil logo que saiu, então não me lembro de todos os detalhes, so que ri bastante. O filme conta a historia de um cara rejeitado pela familia, sem amigos e que esta prestes a ser mandado embora. Dai alguém o aconselha a sair do armario, mesmo são sendo gay, pois os chefes não vão querer ser acusados de homofobia. A brincadeira da certo e ele tenta manter as aparências. Trailer aqui.

9- Un long dimanche de fiançailles (Amor eterno)
Assim como zilhões de outros filmes franceses, essa é uma historia que se passa durante a primeira guerra mundial. A Audrey Tautou, de Amélie Poulain, faz a personagem principal apaixonada por um soldado. O que eu gostei no filme foi a simplicidade das coisas. Por exemplo, tem uma cena em que a personagem diz: "Se um carro passar antes de eu contar até dez, é porque tal coisa vai acontecer" e eu lembrei que eu fazia tanto isso quando era pequena! A gente se identifica, sabe? Assisti esse filme com o cheri na Australia e em varios momentos ele era o unico a morrer de rir dentro do cinema, por causa das referências que so ele entendia. Trailer aqui.

8- Le pianiste (O pianista)
Outro tema muitissimo explorado pelo cinema francês: a segunda guerra mundial. Ta certo que não é um filme 100% francês (é uma parceria franco-polono-germano-britânica) e na verdade não vai ajudar o Victor com a lingua, porque é em inglês, mas foi uma obra que marcou muito os franceses. Acho que pra entender um pouco a França, temos que tentar entender um pouco da sua historia, não pelas estatisticas, mas pelo lado humano da coisa. Um filme é uma boa maneira de começar. Trailer aqui.

7- Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (O fabuloso destino de Amélie Poulain)
Acho que esse é o classico francês contemporâneo, não é? Todo mundo ja assistiu e quem não assistiu se sente meio por fora. Eu não fico atras e faço coro com os demais: adoro a Amélie! Morri de rir com as cenas do anão e adorei a simplicidade do filme. De quebra, ainda da pra ver todo o quartier de Montmartre, em Paris. Se você ainda não viu, veja. Trailer aqui.

6- Un prophète (O profeta)
Uma confissão: ainda não vi esse filme, que esta concorrendo ao Oscar de melhor filme estrangeiro. No Brasil so sai nos cinemas dia 30 de abril, que demora! Aqui saiu em agosto do ano passado! Apesar de não ter visto, ouvi todo mundo falando super bem desse filme. Parece que é uma historia de prisão, de mafia, de ciganos, muçulmanos e corsegos, mas não tenho certeza. Coloquei na lista porque ele parece unanimidade. Se alguém ja assistiu, dê sua opinião! Trailer aqui.

5- Va, vis et deviens (Um heroi do nosso tempo)
Produção franco-israelense de 2005. Fiquei apaixonada por esse filme e demorei umas semanas pra tira-lo da cabeça. Autoridades israelenses vão até a Etiopia resgatar negros judeus, os falashas. A mãe de uma criança cristã consegue infiltrar seu filho, que se finge judeu para escapar da miséria. O garoto vai pra Israel onde convive com suas mentiras diariamente. Eh muito bom mesmo, emocionante. Trailer aqui.

4- Bienvenue chez les ch'tis (Bem-vindo ao norte, em Portugal)
Esse filme é orgulho dos franceses do norte do pais, mais conhecidos como ch'tis! Pronuncia-se xitis. Um funcionario de uma empresa faz de tudo pra ser transferido pro sul da França, e pra isso faz umas maracutaias. Como punição acaba sendo transferido pra outra região. O chefe diz que é um lugar terrivel. Dai ele parte pra Nord-Pas-de-Calais, onde tem que se acostumar com o sotaque e o modo de vida estranho daquela gente. Eh a produção francesa que mais atraiu gente pro cinema até hoje. Trailer aqui.

3- Le petit Nicolas (?)
O petit Nicolas é o Menino Maluquinho francês. Também não assisti o filme, mas li varias historinhas dele. Alias, aprendi muito francês com ele! Os livrinho foram feitos por René Goscinny e Jean-Jacques Sempé, e eu recomendo, são bem engraçados. O filme é um longa das aventuras de Nicolas e sua turminha da escola, so de garotos. Deve ser bem facinho de assistir e de quebra a gente ainda aprende um pouco sobre o classico da literatura francesa. Trailer aqui.

2- Persepolis (Persepolis)
Uma obra de arte. Gostei tanto que comprei o livro depois, que é uma historia em quadrinho. O filme é uma animação feita pela mesma autora do livro, Marjane Satrapi, uma iraniana que conta sua vida atraves de todos os acontecimentos politicos de seu pais, desde que ela era criança. O filme (e o livro) consegue ser engraçado, triste, esperançoso, revoltante, tudo ao mesmo tempo. Marjane tem um humor afinadissimo e o filme acaba numa rapidez que so te faz pensar em quando você vai comprar o livro. Atenção especial para a cena em que ela canta. Trailer aqui.

1- L'auberge espagnole (O albergue espanhol)
Esse é um dos meus filmes preferidos, pois me lembra das minhas prioridades. O albergue espanhol é um hino à liberdade e eu assisto sempre que posso. Pena que sua continuação (Les poupées russes - Bonecas russas) não tem um centésimo da grandeza de espirito do original. Eh a historia de Xavier, que deixa a França e vai estudar um ano em Barcelona. Esse filme vale muito a pena, ainda mais pra quem esta deixando seu pais, indo pra outro e ainda se sente um pouco inseguro. Adoro o final! Trailer (que não é bom) aqui.

41 comentários:

Iara disse...

Eu amo L'auberge espagnole com todas as minhas forças. Assisti na véspera da viagem pra França, foi muito marcante.

Lógico que é questão de gosto pessoal, mas eu senti muita falta aí de um filme que eu amo, que é de 2005, "De battre, mon coeur s'est arrêté". O ator principal também é o Romain Duris, e o conflito civilização bárbarie é abordado de um jeito muito delicado. Se você não viu ainda, recomendo fortemente.

Cristiano Contreiras disse...

Amelie Poulain me define, mas adoro Amor eterno - sublime, intenso e mágico. Audrey é magnifica!

Preciso ver O Profeta, urgente!


Parabens pelo blog! te sigo!

Helena disse...

Que legal essa lista! Concordo muito com ela. Fui consultar a minha lista de filmes vistos (aqui: http://certainregard.wordpress.com/deja-vus/) para me lembrar do que eu também recomendaria num top desses. Alguns que entrariam na lista: De battre, mon coeur s’est arrêté, La Môme, Les Triplettes de Belleville, Monsieur Ibrahim et les fleurs du Coran, Les Choristes, Caché, Les Amants réguliers. E se entrasse 1999, colocaria ainda esse clássico: Le Goût des autres.
Bisous!

Helena disse...

Ah, agora que vi que a Iara também comentou do "De battre, mon coeur s'est arrêté". Realmente, esse filme foi super falado na época em que saiu e eu assisti pela segunda vez esses dias. A trilha sonora é muito boa. "Les Choristes" também, pelo que me lembro, fez bastante sucesso quando saiu.

Unknown disse...

Adorei sua lista. Pena que assiti apenas 3 filmes dela (2,7 e o 8). Tem um filme frances que eu detesto: "O discreto charme da burguesia". Vc ja assitiu? Ja viu filmes da nouvelle guarde tb?? Outro frances que detesto é "A crianca (L'efant)".
Mas tem outros dois que adoro: "Entre os muros da escola" e "Paris, te amo"

Mari disse...

Oi Amanda, eu vi Le Petit Nicola no cinema e apesar de não ter lido as publicações, me diverti bastante! Mas o espectador tem que gostar de comédias com crianças pois o espirito é bem esse!
De resto so assiti da tua lista o Amélie Poulain (tenho o cd e o dvd também) e o Dimanche de Fiançailles.
Como não tenho mais ido no cinema e baixar filme francês é uma coisa superdificil, tô meio em divida com a produção local...hehe
Mas e os franceses classicos?? Não vão render uma listinha so pra eles??

bjuus!

Priscila disse...

Oi Amanda!
O filme do Petit Nicolas é bem fofo, tb adoro os livros!
Alguns filmes de que eu gostei bastante: Le Scaphandre et le Papillon, Welcome, Il y a longtemps que je t'aime e Le premier jour du reste de ta vie.
Bjo!

Unknown disse...

Poxa, não assisti nenhum!:/ Mas vou providenciar pelo menos um desses e pra já! *-*

Gisele disse...

Assisti metade da lista e concordo 100 % com a seleçao. Os livros do "Petit Nicolas" foram minha primeira leitura em francês, sempre amei as historias e quando o filme saiu, corri pro cinema. Amelie Poulain ja vi centenas de vezes. Antes de conhecer Paris eu gostava de assistir pra ficar sonhando com o dia em que viria pra ca.
Eu também recomendaria "Paris, je t'aime". Mostra um pouquinho de cada arrondissement e sao varias historias. Alguma delas vai agradar o espectador.
Bjs!

Unknown disse...

Amei o Albergue Espanhol!!! Assisti no Brasil vááárias vezes e me marcou muito...talvez pela identificação com minha vida de republica na faculdade! Já Amélie Poulain me marcou tanto que coloquei o nome dela na minha boxer que deixei no Brasil :( e tb ri muito com o Closet. Vou ver se encontro os livrinhos Le Petit Nicolas, assim ajudo Mon Petit Gabriel na adaptação à sua nova vida em Paris e tb aprendo um pouco do francês! Valeu pelo post Amanda! beijão

Cris Chagas disse...

Adorei a seleção. Considerando os que vi, são filmes leves, interessantes, despretenciosos, inteligentes e sutis.

Vou procurar assistir os d+!
valeu a dica ;)

Cris Chagas disse...

Adorei a seleção. Considerando os que vi, são filmes leves, interessantes, despretenciosos, inteligentes e sutis.

Vou procurar assistir os d+!
valeu a dica ;)

Amanda disse...

Iara, que legal que vc tbm adora Albergue Espanhol! Vc viu Bonecas russas? Nao gostou tbm ou sera que é implicância minha? Esse outro filme eu nao conheço, vou tentar baixar aqui!

Cristiano, a Tautou é otima mesmo. Mas teve um filme dela que eu detestei: Ensemble, c'est tout. Eh pq li o livro e achei bem melhor (apesar de ser bem levinho tbm).

Helena, oba, varios filmes novos pra ver! Nao vi nenhum desses que vc citou, vou por na listinha.

Asnalfa, bem lembrado do Entre les murs de l'école! Tinha esquecido desse, que teria colocado na lista no lugar de O pianista. Apesar de ser bem clichê para os franceses, para nos brasileiros é bem interessante, pra saber como funciona uma escola em Paris. Esses outros que vc disse eu tbm nunca vi... Nossa, to precisando assistir mais filmes!

Mariana, pois é, O Petit Nicolas é o menino maluquinho, tem que ir sabendo que é bobinho mesmo. Vamos criar uma mafia pra baixar filmes franceses! Se eu descobrir uma fonte boa, te passo, hehehe! Agora, a nouvelle vague eu to por fora! Nao conheço nadinha... Comecei com os anos 2000 pra ir descendo, vamos ver até onde consigo chegar! Sera que alguem quer fazer esse top 10 nouvelle vague pra mim?

Amanda disse...

Priscila, valeu pelas indicaçoes! Pra varias, eu tbm nao assisti nenhum desses.

Glorinha, assiste sim! Comece por Persepolis!

Gisele, eu vi Paris, je t'aime, mas decidi nao colocar na lista. Acho que eu fiquei meio decepcionada com o filme, hehehe! Achei que os curtas eram curtos demais e acabavam nao contando nada... O que eu mais gostei foi o do 16éme, com a baba e o que eu menos gostei foi o do vampiro.

Emiliana, arranje os livrinhos do petit nicolas pro seu gabriel sim! Se nao quiser comprar, se inscreve na biblioteca do seu quartier, que tem vaaaaarias opçoes de livros pra crianças!

Cris, isso mesmo, acho que os filmes que eu selecionei sao bem despretenciosos. O mais intenso provavelmente é Va, vis et reviens.

Raiza disse...

Eu adoro Persépolis e Eterno Amor (Esse último eu tenho em dvd).Amélie e o pianista eu vi mas não achei nenhum dos dois grande coisa.Esperava mais.Os outros vou procurar pra assistir.Realmente de Albergue Espanhol e Bemvindo ao norte todo mundo fala bem.

luci disse...

eba! vamos comentar rapidinho!

não gostei tanto de amor eterno. achei meio insosso, fiz a besteira de esperar que eu me emocionasse tanto quanto amelie. esse sim é um espetáculo! nunca vi ninguem que tivesse dito que nao gostou dele. qualquer pessoa que teve infancia gostaria.

ja o pianista é pra matar qualquer de pena, né? a transformação da personagem é foda. e eu acho o protagonista foda. em todos os sentidos hihihihi adoro homens de nariz grande (mas eu não sei porque tou comentando isso...) ah, sem contar que sou absolutamente fascinada pelas historias da 2a guerra. esse filme me ganhou facil.

o profeta eu vi apenas um dia desses la em casa. no começo, eu fiquei apreensiva por causa DAQUELA imagem forte, mas ainda bem que o filme foi relaxando a tensao dali pro fim. quer dizer, mais ou menos... gostei. finalzinho feliz, larará...

ah, petit nicolas realmente é um filme pra se começar a aprender frances. foi o primeiro filme que eu vi sem legenda (infelizmente, nao entendi 100% hehehe mas tudo tem um começo). sabe que ninguem aqui no brasil conhece? nem saiu nos cinemas! achei que fosse superfamoso! mas eu nao consigo lembrar se eu ja conhecia antes de sair do brasil :/

e, finalmente, destes, o outro que vi: albergue espanhol. =~ adorei! mas eu era muito guria quando vi, acho que se eu tivesse visto agora, ele teria me marcado ainda mais. ainda lembro de uma das cenas iniciais, quando ele chega em barcelona e pensa que dali a alguns meses ele vai conhece-la completamente, mas que agora a cidade é estranha (na verdade, acho que ele tava falando da rua dele). lembrei disso quando cheguei em lyon, pensei que, por mais que parecesse estranho, eu iria conhecer aquelas ruas, me familiarizar com elas. ow, muito bom esse filme. preciso ve-lo agora :)

e, por fim, dica de filme. assisti esse em fevereiro, mais ou menos, quando fui pra casa dos pais de camilo: http://www.vootar.com/imgs/elementos/1257524106.jpg les choristes. ele falou que era muito conhecido na frança. e um dia, quando fui fazer faxina, encontrei o dvd na casa da mulher hehehe filme muuuuuuito lindinho! oooww. nao assista com tpm. :)

eh isso! =*

helena citou as bicicletas de belleville! se voce nao viu, VEJA! um dos melhores filmes pra mim, eh lindo! trilha do caralho! e as referencias que eles fazem! aparece django, josephine baker, =~~

Mari disse...

Também adorei as Bicicletas de Belleville! Aqui se chama As Triplettes de Belleville! Se quiser te empresto o dvd!!! bjus!

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale Valentim disse...

Um que gostei muito e nao esta na lista eh "Rumba". Vi no cinema e achei extraordinario, simples, divertido, inteligente, apesar de quase nao ter falas (soh uns barulhos, hehehe) eh um filme muito diferente. Vale a pena. =)

Lohan disse...

Amanda, eu incluiria em minha lista "Caché", ''O corte", ''Entre os muros da escola'' e ''A voz do coração''.
Belíssimos!

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber o nome desse filme, vi um trecho na tv a cabo e me apaixonei. Filme muito sensível sobre um garoto de uns 9 anos, cujo pais separam-se e a mãe vai para a Grécia, ficam ele o pai e um irmão mais velho que esconde as cartas da mãe, e o menino entra na casa do vizinho e faz a maior bagunça, que flme divertido alguém sabe o nome?

Anônimo disse...

acho que o nome do menino é Jerome... aí ele rouba a casa do pastor, se arrebenta depois de saltar de uma alta escada pra não apanhar do pai... é ótimo esse filme...

Amanda disse...

Ih, Guilherme, não sei que filme é esse não... Mas olha, tem uma comunidade do orkut sobre filmes que com certeza pode te ajudar. Eles têm um topico "esqueci o nome do filme": http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=770943&tid=5298286512639920478&start=1

May Morgan disse...

Oi Amanda!
Vc poderia me indicar um site onde posso baixar filmes franceses? Já assisti alguns desses do seu post, mas gostaria de ver os outros tbm.
Obrigada!

Unknown disse...

Oi Amanda Bochechinhas lindas,

Por acaso vc teria legendas em pt-br para a série les misérables de 2000, com Gérard Depardieu? Eu tenho os 4 episódios, mas não consegui achar na web, legendas com boa qualidade, as que achei, tinham muitos erros de tradução e muitas falas não estavam traduzidas. Obrigado, bjus!

Amanda disse...

Oi Gilvani, infelizmente não sei não... :/

Anônimo disse...

Guilherme o nome do filme é Não sou eu, Eu Juro! do Diretor: Philippe Falardeau

Abraços, Danielli

Anônimo disse...

Guilherme o link para o download:

Filme:http://www.filestube.com/007842a87767f12103ea/go.html

Legenda: http://www.downsubs.com/C'est+pas+moi,+je+le+jure!-120231.cjp.htm?d=352894

Espero ter ajudado, Danielli Salvatina.

Anônimo disse...

Assisti o Eu Juro ha meia hora no Futura e estou baixando o filme, a trilha sonora é muito boa, vou dar uma procurada tb.

Anônimo disse...

Não sou eu, Eu Juro é um filme canadense!

Luiza Castro disse...

"C'est pas moi, je le jure" ou "Não sou eu, eu juro" é um excelente filme! Muuuito obrigada por coloca ro link ai pra download! Valeu!

Unknown disse...

Olá... estou estudando francês,,, gostaria de saber como achar esses filmes para baixar, comprar....
se puder me enviar links, por favor agradeço...
obrigada...
juju.fariass@gmail.com

Mona morreu livre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mala ou Mochila disse...

Oi Amanda, acabei de conhecer seu blog e goste muito. É muito gostoso aprender uma língua nova com ajuda de filmes.

Assisti alguns da sua lista e vou acrescentar outros aqui:

- Entre Les Murs

- Welcome, de Philippe Lioret

- La Grande Seduction (é canadense)

Beijao, Ju

Danielle Holanda Maia disse...

Ótima lista! Assisti 6 desses filmes e acrescento 'Entre os muros da escola' e 'O escafandro e a borboleta', de 2007.

Anônimo disse...

Ninguém comentou o Jeux d'enfants" uma obra prima.
Mas gostei das dicas.

jo disse...

muito bom! alem desses e outras epocas, gosto de indicar - filmes leves- ``o oitavo dia``( esse é incrivel), le diner de cons, un indien dans la ville, le hussard,les misérables,les visiteurs, CASH,la doublure,l`arnacoeur,LOL,la boum,le placard, le grand bleu(imensidao azul).ridicule, as aventuras de moliere. se lembrar de outros , volto!

Anônimo disse...

O cinema frances é mesmo muito bom. Recomendo fortemente o filme La belle verte....e pra quem entende a legenda em ingles, recomendo procurar no site letmewatchthis qualquer filme. Outro grande filme é Um lugar na platéia...

Anônimo disse...

"elle s'appelait Sarah"
MARAVILHOSO

Naina disse...

Adorei seu blog!! To dando uma de autodidata no frances.
Um filmes que eu adoro, além de Amelie, é C'est pas moi, je le jure. É um fimes maravilhoso!
Valeu pelas dicas, vou assistir todos!

camila disse...

Muito bom o post! Eu estudo francês e amo a língua, estou sempre a procura de músicas e filmes franceses. Eu assisti poucos até agora, mas gostei de todos:
- "Amelie Polin" (muito fofo),
- "Moi,Toi, Les autres"(é um musical interessante, sobre a imigração na França),
- "A Riviera não é aqui"(de comédia, muito bom!),
- "Paris, Je t'aime"(legalzinho, mas eu esperava mais),
- "Entre os muros das escolas"(Não achei muuuito legal, mas é bom para saber a realidade de algumas escolas na França)...
Acho que só!
Entao, eu só gostaria de alguma indicação de site (ou links) para fazer o download dos filmes indicados...é tão dificil encontrá-los para comprar e para baixar tbm!
No mais, Parabéns pelo blog e pelas indicações! Bisous!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...