sábado, 3 de abril de 2010

Le poisson d'avril ou o dia da mentira

Sabe que na França o dia 1° de abril também é comemorado o dia da mentira? Eu fiquei surpresa quando descobri, achei que fosse uma coisa brasileira, não sei porquê. So que aqui o nome é outro, eles chamam de dia do "poisson d'avril", ou seja, dia do peixe de abril. Dai quando alguém cai na mentira, o outro grita orgulhoso de sua sagacidade: "Poisson d'avril!". A origem desse nome não é muito clara, mas a ideia original é pendurar nas costas da vitima um peixe de papel sem que a pessoa perceba. Ja ouvi dizer que era porquê antigamente o ano novo era comemorado no dia 1° de abril, ja ouvi que tem algo a ver com a Pascoa e com o fato de so podermos comer peixe nessa época (que atualmente nenhum francês respeita mais, diga-se de passagem). Procurei, mas não encontrei uma resposta satisfatoria, se alguém aprendeu na aula de francês, por favor me fale.

Mas tem um detalhe interessante: os franceses vão bem mais longe nas mentiras do que os brasileiros! Aqui não são so mentirinhas bobas do dia-a-dia como eu fazia la no Rio (tentando desesperadamente segurar a risada, sem muito sucesso). Na França as mentiras são levadas à sério! O interessante aqui é que toda a midia entra na brincadeira. Cada jornal publica uma matéria falsa e totalmente absurda e cabe aos leitores descobrir quais são os poissons. Tem um pessoal que até fica de guarda, procurando em todos os lugares as mentiras escondidas, pra depois fazer uma lista.

O jornal Le Point anunciou em primeira mão que Obama confia a Sarkozy provas de existência de extra-terrestres. O meu site de informação preferido, o Rue 89, publicou uma reportagem explicando como o governo francês utiliza um programa de informatica para tomar as decisões mais dificeis da presidência. O Journal du net anunciou que a Google vai deixar a França depois da implantação da Lei Hadopi, contra a pirataria na internet. Até o Ministério do Trabalho entrou no jogo e disse que seu site iria ser substituido pela sua conta no Twitter. Teve até o incrivel anuncio do lançamento de um hamburger feito especialmente para os canhotos! Esse blog aqui (em francês) reune alguns dos poissons de abril de 2010 daqui da terra do croissant.

Depois dizem que os franceses são mal-humorados!


11 comentários:

Mattheus Rocha disse...

Nossa. Eles pegam pesado mesmo. E a ética passa longe...

Não gostei do seu Blog. Muito fraquinho.

Brincadeira. 1° de abril. rsrs

Anônimo disse...

Putz ... adorei a explicação !! Tenho um amigo que é meio francês, meio português e conheci qd ele morava por terras tupiniquins. No dia primeiro o danado me pegou, dizendo que estaria no Brasil em uma semana; animada eu perguntei pq tanta pressa e ele me disse que era por causa da ex-mulher que tinha sofrido um acidente e estava em coma !!!!

Fiquei suuuuupppeeerrrr preocupada, claro. Daí o bocó me diz que era "brincadeirinha" !!!!!!!! Ai que raiva qu eue fiquei !!! Eu falei que ele podia falar qq coisa, menos (quase) matar gente !! Fiquei indignada ..... hahaha

Bjs

Luciana

Luna disse...

kkkkkk
Eu sempre quis fazer brincadeirinhas de 1º de Abril, mas sou péssima pra mentir, rs.

Eu sempre soube que o Dia da Mentira era pro mundo todo, acho. Mas acho que era pq eu jogava em um site infantil e a equipe pregava peças absurdas todo 1º de Abril transformando todos os pets (bichinhos esquisitos virtuais) em aspargos ou dizendo que algumas áreas do jogo estão proibidas, ou que o jogo vai acabar... rapaz, as pessoas realmente acreditavam. E eles mantinham a mentira por 24h!

rs, as notícias listadas são tão absurdas, como é que os franceses acreditam?

luci disse...

nossa, serio?! hahahahahahaha que massa! pois eh, cara, que mal humorados que nada! agora sempre que um babaca disser que frances eh chatom, vou repassar esse post hohoho

Unknown disse...

Hamburguer de canhoto é osso! hahahahaha Foi o que achei mais bizzaro!
Nossa, sexta eu estava faminto na hora do almoço, abri a geladeira e quase nada, achei uma salsicha, fiz um cão sensual e comi, vc não imagina a cara da minha mama...fiquei com dó, mas estava com fome e não podia esperar o peixe.

Babi disse...

Aqui na Alemanha também temos o 1o de abril, mas as mentiras sao como as nossas...

Cláudia disse...

Olá Amanda!
Humor também é cultura e são incríveis as diferenças...eu trabalho com americanos e sinto uma tremenda dificuldade em achar graça (ás vezes,é claro)!
Comecei nesse mundo de blogueira recentemente e estou adorando!
Tenho seguido seu blog e curtido bastante, sou estudante de francês, viajo sempre para França e tenha aqueeeeeela queda pela cultura francesa!
Até breve!

Iara disse...

Ué, é mundial mesmo. April's fool nos states, acho. E em outros lugares a imprensa também pega pesado.

Você conhe a história do boimate? Seguinte, num 1º de abril dois americanos de uma revista de grande circulação publicaram que cientistas descobriram uma maneira de combinar os genes do tomate com os do boi, pra carne já vir a bolonhesa. Tipo, tá na cara que é bobagem, né? Mas a Veja reproduziu como se fosse sério. Ficou famosa a história na época. Tem um blog bacana que apura furadas da imprensa cujo nome menciona essa história. Vale a visita:

http://boimatenews.wordpress.com/about/

Unknown disse...

Nossa, nem eu sabia também, Manda! Eu já ia perguntar mesmo a você algo a respeito. Mas eu acho que primeiro de Abril, pra mim que já tenhos mais 19 anos, se tornou tão maçante. Tão monótono. Tudo bem que eu ainda caio e até riu dependendo, mas a monotonia tomou de conta por aqui. Na França pelo visto tá mais dinânimo, mais animadinho, né?! aushsuah :*

Mirelle Matias disse...

Oi Amanda! Que bacana receber um comentario seu, confesso que leio sempre o seu blog e adoro o jeito como voce escreve. Alias, seu blog é um dos poucos que realmente me interessam aqui na França.

Então você tb sente falta dos acentos no teclado? Rs, foda ne?

Quando vier a Lyon, passe por aquele restô sim, você vai adorar!

Beijocas

MarcosCampos disse...

Meu voto é no Hamburger pra canhoto, tem mais cara de pegadinha brasileira de 1 de abril. hehehehe

Mas falando sério.. interessante esse custume, também achei que era coisa dos lados de cá!

Abraço, continue escrevendo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...