domingo, 25 de abril de 2010

Strip Tease

Calma, ninguém vai tirar a roupa aqui no bloguinho não! Strip Tease é o nome de um excelente programa de televisão do canal France 3. O principio é bem basico: uma câmera acompanha o cotidiano de uma pessoa e mostra como é a vida dela. Simples assim. São pessoas de todo tipo, de todas as classes sociais, de diversas profissões e idades variadas. Não existe narrador, nem qualquer tentativa de manipular a opinião dos telespectadores, é você encarando de frente o Outro. Por isso, pode ser que cada um tenha uma leitura completamente diferente do que é mostrado.

Os personagens não são necessariamente extraordinarios. Muitas vezes são pessoas comuns, como seu vizinho ou você mesmo, mas às vezes a simplicidade do outro nos passa tão despercebida que é preciso que um programa de TV nos mostre a singularidade do ser humano. Talvez a situação de vermos sem ser vistos nos permite estudar melhor o outro, prestar atenção nos detalhes, sem a constante preocupação de passar uma imagem positiva, o que dificulta muito a nossa tarefa de observar.

Cada episodio tem entre 12 e 15 minutos e alguns tem continuações. Eu vi um sobre três meninas de uns 10 anos coversando sobre assuntos importantissimos como os meninos da escola "Je n'aime pas les garçons!", futuro profissional "Vou ser manequim", homossexualidade "claro que viado e homossexual não é a mesma coisa!". Dai ele fizeram outro, 8 anos depois com uma delas e seu namorado. Foi bem interessante ver a menina crescida, mas muito frustrante ver que ela esta com um cara chato, feio, sem educação, machista e que ela esta completamente apaixonada por ele, toda bobinha. Bom, quem ja não esteve nessa posição que atire a primeira pedra. Acho que tinham que fazer um terceiro, pra mostrar como ela se livrou daquele palhaço.

Tem outro num convento, onde uma freira nova e simpatica dizia que às vezes ela tinha vontade de se casar e ter uma familia, mas ai ela se dava conta de que era apenas o diabo tentando ela. Tem outro que é sobre uma prostituta-pintora, que pinta de janela aberta para atrair os clientes. Os quadros que ela fez são mais bonitos do que muitos artistas famosos por ai. Assisti um onde um grupo de umas cinco velhinhas e um velhinho conversavam. O velhinho disse que sexo era bom na época dele, que esse pessoal de hoje em dia não sabe de nada. Dai as velhinhas responderam: "Fale por você mesmo, que é homem! Essa moçada de hoje que aproveita bem! Ah se na nossa época tivesse pilula!".

Aqui em baixo é o video das meninas conversando. Eh em francês e infelizmente não tem legendas. Quem quiser assistir outros aqui tem uma boa lista pra começar.


Strip - Les Petites Filles Modèles
envoyé par PeNeLAS.

4 comentários:

Gisele disse...

Puxa, nunca ouvi falar nesse programa. Achei bem interessante. Eu perco tempo em frente à TV assistindo aos programas estilo Silvio Santos, tipo Roda da Fortuna. Confesso que adoro ! Qual o horario desses programinhas ?

caso.me.esqueçam disse...

quando li o post ontem, achei a ideia muito interessante. essa coisa de ser democratica, de mostrar a visao de todo mundo, sem apontar pra um ou pra outro. mas relendo o post hoje, ja achei a ideia cansativa. sera possivel que as pessoas nao podem inventar um tipo de entretenimento que nao precise escancarar a vida alheia? tem reality show pra tudo. confinam as pessoas numa selva ou numa casa. confinam modelos ou artistas decadentes. teve o reality show daquela inglesa que morreu de cancer - acho que esse foi o reality show mais violento do qual a ouvi falar. os exemplos mudam, mas a formula eh a mesma. sera que um dia nossa necessidade de observar a vida alheia vai ser suprida?

caso.me.esqueçam disse...

cade o post do carlos gardeeeeell?!

Lohan disse...

Amanda, que programa, não?
Me fez lembrar muito o filme "Show de Trumman'', com o Jim Carrey. É assim mesmo.
Não sou a favor dessa ''quebra'' de privacidade. Acho que a televisão tem apelado muito para conquistar audiencia, mesmo que isso custe a intimidade de uma pessoa.
Au revoir!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...