domingo, 13 de junho de 2010

Copa na França? Só lá em casa

Essa é a primeira vez que não estou no Brasil durante a Copa do Mundo e confesso que estou um pouco decepcionada. Mesmo que eu não goste de futebol, não ligue para os jogos e não dê a minima para o placar, gosto da festa, assim como todo brasileiro. Pois aqui não tem festa. Até que começou bem, pessoal animadinho, promoções de tevês pra copa, discussões (pessimistas) na midia sobre a seleção francesa e expectativas gerais, mas dai o campeonato começou e eu nem reparei! Ué, cadê as bandeiras? Cadê as camisas? Cadê as ruas coloridas?

Se eu não tivesse em casa o expectador francês mais atento à copa que existe neste pais, eu nem saberia quando são os jogos da França. Nem no momento do jogo. Ta certo que os franceses estão super desanimados com a equipe deles e principalmente com o treinador, que parece que é o mais detestado dos ultimos tempos. Dele, minha lembrança mais marcante foi uma declaração à TV depois de (mais) uma derrota dos bleus, ha uns dois anos atras: "Olha, ta certo que o resultado não foi tão bom, mas eu queria aproveitar essa oportunidade e pedir minha namorada em casamento - fulana, quer casar comigo?". Como assim, filho? Não tinha ideia melhor pra mudar de assunto do que passar essa vergonha em rede nacional?

E parece que o senso profissional do treinador Domenech é do mesmo nivel que seu senso de ridiculo - nulo. Isso pode explicar a apatia dos franceses diante da copa. Depois que me convenci do desanimo dos bleus, lembrei da Argélia e logo me animei, ja que aqui existe uma gigantesca comunidade argelina e nas eliminatorias da copa eles fizeram muito, muito barulho. Mas o time jogou hoje e perdeu de 1 a 0 para a Eslovenia ou Eslovaquia, não lembro e não estou com vontade de procurar. Era o time mais facil do grupo! Silêncio de luto depois do jogo, depois dessa, é praticamente certo que a Argélia não va longe.

Mas é verdade que o desânimo ja estava instalado antes do jogo. Eu e cheri resolvemos assistir o jogo aqui perto de casa, no Museu da Imigração, que anunciou que ia passar alguns jogos e a entrada era gratuita. La fomos nos, um pouco atrasados, e quando vimos carros parados em cima da nossa calçada pensamos "danou-se, não vai ter mais espaço pra gente. Olha isso, os carros ja estão parados aqui longe!". Fomos andando até o museu com esperança de encontrar um espacinho entre todos aqueles torcedores e quando chegamos, bom, haviam exatamente dois torcedores. Um pai e um filho, assistindo o jogo numa televisão! Nem era um telão, o minimo que se pode esperar quando se anuncia, de maneira impressa!, a difusão de um jogo da copa. A unica coisa legal era uma mesa de toto gratuita e eu como amo toto, não perdi a oportunidade. Voltamos pra casa imaginando a grande ola de quatro pessoas que poderiamos ter feito no museu e terminamos de ver o jogo em casa.

Aqui tenho so a parte chata da copa - o futebol. Sim, claro, porque eu dispensei os brasileiros, mas fui cair com um francês apaixonado por esse esporte estupido. Então ele não pode perder nenhum jogo que considera importante e como ele gosta de prestar atenção no jogo em si e estranhamente não nas historias, piadas, musiquinhas e gritos de guerra que ocasionalmente acontece nos bares mais animadinhos, ele prefere ficar em casa (na nossa ou na de terceiros) nos jogos da França e, acreditem, realmente assistir o jogo! Mas acho que nem tô animada pra sair de casa de qualquer jeito, estou até curtindo ficar por aqui, so não parece copa.

Vamos ver se terça-feira o ambiente muda e a comunidade brasileira faz mais barulho do que aquelas vuvuzelas.

10 comentários:

Bel Boucher disse...

Bom, vocês podem vir ver aqui. Hoje, assistimos aos 4 gols da Alemanha tomando vinho e comendo raclette. Foi a melhor partida dessa copa. Eu não ligo para futebol e gostaria de ser como muitos: torcer para um timeco qualquer. mas, na hora H, esqueço a seleção de cristo e do dunga e torço pelo verde e amarelo. E, que fique bem claro, não é o verde e amarelo da austrália, que, coitada, teve que encarar a máquina alemã logo de primeira.
mas, se bobear, tem telão em frente ao hôtel de ville, não? Vou checar isso e te falo.
bjs

Luna disse...

Por mais que eu não seja fã da Copa, eu ia achar estranho um país parado nessa época...

O Brasil ainda nem jogou e já vejo gente tomando partido, torcendo pra outros países que já jogaram e tal. Meu primo vem assistir os jogos e gritando GO, ESTADOS UNIDOS! enquanto minha irmã torce pela Inglaterra, e todos xingando os jogadores.

Por mais que eu odeie esse falso patriotismo que se instala no Brasil, eu fico sentindo que a cidade ficou mais feliz. É estranho.

Rita disse...

Oi, Amanda, acredite, em 1998 foi beeem diferente, :-) Tudo bem, forcei. Mas foi. Nunca esqueço que Nantes tinha até uma minicopacabana "instalada" no meio da rua, com direito a areia e muito samba.

Ontem também escrevi sobre a copa lá no Estrada, falando justamente que o melhor da copa não é o futebol: são as festas, as reuniões barulhentas para falar de futebol como se fosse a coisa mais importante da Terra. E rir e xingar e escalar e criticar e, claro, sair do trabalho mais cedo.

Já passei Copa fora do Brasil, na Inglaterra e, olha, nesse quesito, os ingleses estão lado a lado conosco: fanatismo, barulho e festa, muita festa. Em seu lugar, eu estaria com uma baita dor de cotovelo. Ou não, né? De repente, tudo é só clima mesmo: a gente pega carona na euforia coletiva. E é só o Brasil perder (toc toc toc) pra gente até achar bom não se envolver demais. Ui.

Beijos,
Rita

Iara disse...

Amanda,

Em 2006 eu tava por aí e foi o seguinte: os caras só se animaram quando a França bateu os Espanho na oitavas. Aí virou uma festa. Logo mais teve aquele episódio muito triste da minha biografia, virar frequeguês da França... na França (acho que vou fazer um post sobre isso...). E aí eles enlouqueceram.

Mas você tá em Paris, né? Ou eu confundi? Em 2006 a Mairie colocou um telão bem bacana naquele estádio pequeno que fica perto da Cité Universitaire (e que, desolée, eu não vou lembrar nome...). A entrada era gratuita, o povo fazia pequinique, tinha gente de todos os países, uma festa. Pesquisa aí e, se for viável pra vocês ir até lá, recomendo fortemente. Minha amiga tinha um colega de pós que era croata e foi a atração no Brasil x Croácia, todo mundo quis tirar uma foto com o torcedor rival.

caso.me.esqueçam disse...

ontem fomos pra um bar e, por acaso, vi a derrota da australia. engracado: fiquei nervosa! ja fiquei pensando como seria com o brasil e hoje eu sonhei com o jogo de amanha hahahaha ridicula, eu sei. eu nao suporto futebol, mas somente porque os jogos de sempre me parecem mais umas peladas sem sentido. mas quando chega a copa, a parte profissa, da gosto ver.

essa copa esta sendo muito solitaria pra minha pessoa. ninguem tah nem aih aqui em casa... amanha eu vou pra um bar ver esse jogo. sozinha. alias, com uma brasileira que conheci pelo orkut e que nunca vi hahahaha nesse momento, a gente se une.

Anônimo disse...

Ain Manda, que tristeza está essa França! UASHUHSUAHSHAHS
Bom, eu nem preciso dizer como está o Brasil, porque você é brasileira e sabe. Mas o que eu preciso ressaltar é como EU estou. Não perco um jogo por dois contos não! kkkkkk
Sério: me apaixonei pelo Futebol...
Como aqui está chovendo muito esses dias, mal tenho saído de casa, aliás, não tenho saído, mas a euforia, a torcida brasileira me contagia com o mínimo contanto. Incrível! E que venha o HEXAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! \o/

P.S.: Meus gritos são tão poderosos quanto o barulho das vuvuzelas, Manda, pode acreditar. AUSHAUHSUAHSIHAHSUH

Cris Chagas disse...

É claro q qq evento aqui no Brasil não pode ser comparado com a Europa. Aqui sempre tem uma festinha, uma bagunça, uma gritaria q seja. Mas esse ano, vou te dizer, está muito, muito, muito, desanimado. Pouco ruas enfeitadas e bem caidinhas. O povo mesmo não tá envolvido como sempre. Talvez seja um bom sinal... Nunca perco a esperança de q um dia longínquo eles pensem mais nas eleições q no futebol. Quem sabe acontece ;)

Amanda disse...

Bel, obrigada pelo convite! E ai, vcs ja sabem o que vão fazer, afinal de contas? Eu desanimei mais ainda, minha orientadora pediu varias modificações na dissertação pra ontem... :/

Luna, que historia é essa do pessoal torcer pra Inglaterra e EUA? Vê de poe eles na linha! Ou não, dai quando o Brasil ganhar vc vai poder tirar onda com eles. Mas olha, eu prefiro esse falso patriotismo, do que o patriotismo de verdade.

Rita, imagino que em 98 a historia tenha sido outra! Parece que aqui o pessoal so se anima das oitavas de final pra cima. Pelo jeito esse ano não vai ter aniamação, hehehe!

Iara, to pensando mesmo em ir pro Charlety (é assim que se escreve?). O problema é que ta meio frio e pode até chover essa noite. Vamos ver.

Luci, vou pra Lyon assistir os jogos com vc e sua amiga de orkut.

Glorinha so quer saber de festa, aposto! Vou prestar atenção pra ver se ouço seus gritos daqui!

Cris, é mesmo que esse ano ta caidinho por ai? Sei que a rua da minha amiga ta participando da eleição da rua mais enfeitada da copa, ahahaha! O suburbio é mais gostoso nessa época, diz ai.

Aline Mariane disse...

hihi, eu tenho uma expressao para esses paises da Europa do Leste que se parecem: Tchecolobosnia. Esse ano tem 3 na copa: Eslovênia, Eslovaquia e Servia. Foi Argélia contra um pais da Tchecolobosnia.

Fui pra um bar e arrastei Loic comigo ontem. Minha sorte foi encontrar um grupo de estudantes da Esalq intercambistas aqui em Angers! Ja combinamos de ver o jogo domingo na casa de uma delas. Mas todos os franceses (inclusive o narrador da TF1) torciam pra Coréia, grrr!

Estava melhor no Senegal. Apesar de todo mundo torcer pra França, pelo menos eles nao torcem contra o Brasil!

caso me esqueçam - luci disse...

bom, a brasileira nao era bem uma amaaaanda da vida, neh? uheuehueheue mas era gente fina! foi tao engracado escutar a nordestina! "ramo, meu filho, bora, meu filho!" hahahahahaha soh foi tristeza percerber que o BR nao ganha essa copa... mas eu espero estar redondamente enganada :(

hoje foi contra a copa do marfim. apostei 5€ que o BR iria ganhar de 3x1 e... ganhei! hehehehe :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...