domingo, 4 de julho de 2010

Um pouco de musica

Vocês devem ter reparado que eu coloquei ali do lado direito um video de um clipe e embaixo a letra da musica (a Glorinha e a Aline repararam e comentaram no ultimo post, valeu meninas!). Pretendo colocar uma musica nova a cada semana e aceito sugestões! Percebi que nunca falava sobre as musicas francesas, até porque eu ouço mais musicas brasileiras e inglesas, então essa também é uma forma de eu descobrir novos sons.

De maneira geral, os brasileiros não conhecem muito a musica francesa atual, so os classicos dinossauros como Gainsbourg, Piaf, etc etc etc. Não estou desmerecendo os gênios, mas achar que "ne me quitte pas" é exemplo de musica que os franceses ouvem no dia-a-dia, é forçar um pouco a barra.

Sei também que tem muita gente que vem aqui no blog procurando dicas de francês e eu acho que a melhor forma de aprender uma nova lingua é através da musica. Por isso coloquei a letra embaixo, pra facilitar a compreensão (e eventuais cantorias).

Espero que gostem!

18 comentários:

Mariana disse...

E o mémoire?? ça avance????

Caso me esqueçam disse...

adorei a iniciativa! acho que aprendi muito mais com a musica que com o jornal diario hehehehe por isso que queria postar albuns de bandas francesas que conheci atraves de camilo.

vou dar entao uma sugestao: paris combo :)

Aline Mariane disse...

otima iniciativa!!
Adoro Olivia Ruiz e "La femme chocolat", "Les Crêpes au champignons" e as minhas preferidas "Elle panique" e "Belle à en crever"
Bjss!

Ana Duarte disse...

Amanda, concordo com as meninas, otima idéia!
Pena que nao posso contribuir muito, pois confesso que nao conheço muito a musica francesa atual, mas sim as mais antigas mesmo.
Mas vou ficar de olho nas dicas por aqui, pra ver se conheço melhor ;-)
Beijos

Glória Maria Vieira disse...

Ah que máximo, Manda! Obrigada pelo "alô". Estou aqui pra isso! \o/
E eu queria que você dissesse a mim qual foi a música da semana passada, porque eu coloquei pra baixar e alguém deletou do programa. =/ Acho que um dos meus irmãos sem graça. Aff! UAHSAHSUAH =/

Amei a iniciativa, já que sou apaixonada por música e preciso melhorar meu francês!=/

Amanda disse...

Mariana, entreguei no fim do mês, mas so defendo dia 12...

Luci e Mariana, sugestões anotadas!

Ana, pois é, a gente no Brasil so conhece as velhas mesmo. Nossas informações sobre a França estão meio desatualizadas...

Glorinha, a outra musica era Help myself do Gaetan Roussel.

Beijos!!

Anônimo disse...

Olá Amanda! um dia estava a procurar na net dicas de viagem à França e por acaso achei seu blog, no fim acabei por ir ao Brasil e não à França, (lol) sei que agora passo aqui semanalmente... e gosto imenso.... da maneira "descontraída" como escreve, e dos "top 10". ah! tbm gostei de "musica da semana" não sou mto amante de musica francesa, mas adoooro Calogero (pode ser uma sugestão...lol)
bjinhos e boa semana! :)
Silvania.

Amanda disse...

Oi Silvania, que legal, obrigada pelo carinho! Não conheço Calogero, mas a sugestão esta anotada tbm! E pode deixar que ja estou planejando um novo top 10, hehehe! Beijos!!

Helena disse...

Oi Amanda,
Tem uma musiquinha que não sai da minha cabeça essa semana, é "Après-toi" do JP Nataf. O único vídeo que achei é um ao vivo na France Inter, mas tu pode encontrar a música aqui: www.musicme.com

Um beijo!
Helena

macameraobscura disse...

Oi, Amanda!
Uma amiga que morava na França me indicou o teu blog e estou me divertindo com as tuas aventuras.
Moro em Grenoble, ha três anos também.
Te linkei no meu blog e venho te visitar sempre.
Da musica francesa recente, eu curto bastante Mademoiselle K, uma moça roqueira bem maluquete. Vale a pena ouvir!
Beijo grande!

Marina disse...

Amanda, posts otimos como sempre. Eu gosto bastante da Olivia Ruiz, exceto por essa musica. O problema é q um pouco antes de escuta-la pela primeira vez eu aprendi a palavra bidoche e depois como o clipe passava o tempo inteiro na tv eu so ouvia bidoche (a palavra é feia tanto pela sonoridade qto pelo significado!). Mas eu adorei a iniciativa. Se posso dar uma sugestão, vc conhece o Thomas Fersen? Tb gosto mto do Mathieu Boogaerts, Les Princes Chameaux, Yael Naim, Jacques Dutronc (old school) e, com um toque de humor, La chanson du dimanche (pouvoir d'achat é a melhor musica). Bom, espero que a indicação seja de alguma valia!Bjo

Karina disse...

Oi, Amanda, cheguei no seu blog pelo blog da Lola e virei frequentadora (mas nunca comentei). Também na França, mas por apenas um ano, ainda vivo certo encantamento. Adoro. Minha sugestão musical. Serge Gainsbourg. Sempre ele... abraços.

Mari_Koxô disse...

Oi Amanda,
Estou morando em Nancy e encontrei o blog quando procurava sobre expressões francesas e acabei no seu top 10, e AMEI!
Sempre passo por aqui, mas nunca comentei..
Porém, preciso contar que sonhei com seu blog uns dias atrás, e nele você tinha escrito um novo Top 10(ADORO!)...e como vc escreveu ai em cima que tá planejando um, achei muita coincidência!
Vou esperar ansiosamente por ele...
Abraços...

mafaqueta disse...

Oi Amanda,

sou amiga de luci. ja havia visto varios comentarios seus por lá, mas nunca havia feito um visitinha. criei o mafaqueta há pouco tempo e ele é ainda coisa de menininha - meu e de uma amiga minha que tambem faz jornalismo, aqui na paraíba. tenho duas aspirações atualmente: 1) fazer um blog meu - to criando coragem, para escrever além das meninices - que nos trazem leveza pro dia a dia

2) tomar conta de bebes geléias em algum país europeu. sou louca para viver uma experiencia como essa, aprender outra lingua e vivenciar outra cultura. pelo que vi, voce ja passou por isso e pode dar varios conselhos - como vi voce fazendo com luci.

estou terminando jornalismo esse ano, aqui em joao pessoa. e se o mestrado nao rolar, vou pedir váaaaarias dicas de musicas para avançae no françês e que sabe tentar ficar mais perto dos relatos que vejo luci (e voce a partir de agora) fazer.

bem, desculpe o tamanho do post, mas simpatizei até com os foras no "docil" admirador da nossa querida luciana.

saudações brasileiras!

Mayra

Amanda disse...

Oi pessoal, adorei as dicas! Foi mal nao ter repondido, mas estou viajando e estou super sem tempo!Comemoraçao de fim de mestrado, sabem como eh! ;)

Mari, serio que vc sonhou com meu bloguinho? Que maximo! Eu to pra fazer outro top 10 sim, assim que eu conseguir sentar pra escrever alguma coisa, hehehe.

Mayra, venha mesmo! Nao eh tao dificil quanto parece. Vou visitar seu blog quando voltar!

luciana disse...

Olá Amanda,
acompanho seu blog há algum tempo. Sempre me divirto com suas opiniões. A maioria é a mesma que eu tenho do franceses. Bem, sugiro as músicas dos seguintes cantores/banda:(não sei se são as mais atuais, mas foram as que tive mais contato, quando fui a Paris)

1- Emmanuel Moire - (adoro Mon Essentiel)
2- Christopher Maé - (parece-me bem popular, pelo menos no show que fui dele todos estavam a cantar as músicas e a vibrar com o jeito engraçado do moço dançar)
3- Mozart L'Opera Rock
4- Amandine bourgeois - ouvi poucas músicas dela. Mas gostei.

Bem, espero ter contribuído.

abraços,

luciana disse...

ops, faltou Louise Attaque

Anônimo disse...

Slt Amanda ^^
deixai anonimo pq esqueci a senha do meu blog mas pode me chamar de Victor.
começei fazer francês a uns 2 meses e até achei mais fácil que alemão e que ingles...enfim adorei seu blog e os "Tops 10" kkk
e sobre musica francesa eu amo Grégory lemarchal,Kyo ,Matt pokora (e olha que nem gosto muito de Hip hop) dentre outros.
tenha um bom dia ,Gros Bisous !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...