segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nota sobre a eleição

Não queria deixar a eleição de ontem passar em branco aqui no blog, mas sabe, nem tenho muito o que dizer. Pensei em postar sobre outra coisa, sobre queijos e baguetes ou sobre como francês toma banho todo dia, mas não da, né? Hoje não.

Fiquei decepcionada em não termos ganho do primeiro turno, mas fiquei mais decepcionada ainda com a alta porcentagem de votos na Marina. Juro que não entendo o que leva uma pessoa a votar nela, que não seja a pedido do pastor. O que ela quer? Quais as propostas dela? Quem iria apoia-la como governo? Quais seriam as alianças? Aposto que poucos eleitores dela sabem as respostas dessas perguntas. Acho incrivel como a maior parte da "onda verde" votou nela assim mesmo, levado pela maré. Votar na Marina é cool, os descolados estão com ela. Os artistas brasileiros nunca foram muito politizados, por que continuamos dando ouvidos pra eles? Acho que um grupo que se auto-denomina "intelectual" não pode ser levado a sério. Quem se diz intelectual com certeza não o é.

Tivemos algumas boas surpresas como alguns coroneis perdendo seus postos, mas também tivemos muita decepção. Tiririca ser o deputado mais votado é so o reflexo de uma população que acha que politico não presta e pensa que esta fazendo um grande protesto votando no palhacinho da vez. Assim é facil demais. Quero ver pesquisar, perguntar, se informar qual o candidato que realmente merece seu voto. Isso sim é protesto.

Ligo a televisão hoje, 13h no canal plus e o que vejo? Um grupo de jornalistas falando do "Tirrirrica", o campeão de votos da nossa eleição, com uma foto dele ao fundo e risos generalizados. Quanto se trata da consciência politica dos brasileiros, não precisa ser um programa humoristico como o Le petit journal pra rir da gente, a piada vem no telejornal mesmo. Prontinha.

5 comentários:

renata disse...

Amanda, infleizmente é essa a nossa realidade política. Um povo que acha q votando no Tiririca estará fazendo algum protesto, qndo todos esses votos excedentes q ele teve vão p/ o partido, ou seja, vc vota no Tiririca e ainda contribui p/ q o partido dele leve uns joao sem braço p/ governo, isso nao se chama voto de protesto e sim suicidio. Ainda digo, enquanto o Brasileiro não souber p/ onde vao seus votos e como funciona esse sistema continuaremos vendo essa cena patetica se repetir em outras eleições.

Cris Chagas disse...

Lembra qd eu escrevi que era otimismo seu dizer que o povo brasileiro estava começando a ter consciência político-partidária (com relação ao seu comentário “Por isso a Dilma esta tão na frente, porque o povo entendeu que vale muito mais a pena votar num partido do que num candidato e o unico que oferece essa possibilidade é o PT...”)?

Eu não estava criticando o fato do povo estar votando na Dilma, estava só dizendo (q o voto sendo positivo ou não, certo ou não, nem fiz essa análise) que ela estava recebendo os votos do Lula e não do PT.

No caso do Tiririca, além deles votarem no personagem (pior, um personagem ridículo, ignorante...), arrastaram o partido do Garotinho. Este, por sua vez, foi o Deputado Federal mais votado no Rio, porém só será empossado se a lei da ficha limpa tiver seus efeitos vedados para essa eleição. De qualquer forma, os votos do Garotinho (todos os 694.862) vão para o PR. Isso porque o judiciário resolveu deixar para votar as regras do jogo qd a "brincadeira" já tinha acabado.

Afiii... A gente nem precisa de ventilador na política pra espalhar tanta tiririca, digo, titica.

caso.me.esqueçam disse...

eu queria saber quem eh que disse que votar em tiririca eh sinal de protesto. protesto? uma pessoa que vota no tiririca, seja la pelo motivo que for, nao deve saber nem o que significa essa palavra, pra que serve e como se faz a coisa. nunca vi protesto em que o cidadao faz questao de se afundar ainda mais. enfim... ridiculo. a vitoria do tiririca soh escancara o fato de que brasileiro nao tem consciencia politica nenhuma, que nao tem nenhum zelo consigo proprio e com seus filhos.

tambem fiquei de cara: VINTE por cento? Oo

Patrick disse...

Como tudo na vida tem verso e reverso, o lado bom é que Tiririca ajudou a fazer coeficiente eleitoral para eleger Protógenes.

Maria Luísa disse...

O Brasil melhorou muito com Lula na presidência. Mas seu partido tem apoiado a corruptos. As pessoas que votaram em Marina não votaram apenas por causa da 'onda verde' ou porque Caetano a apoia. Quando convidada para ser ministra do meio ambiente, foi apoiada pelo próprio Lula, por seu êxito no Acre, um dos estados com maior índice de desmatamento. E se você não lembra, deixou o cargo porque já não concordava com a política de desesnvolvimento sem sustentabilidade. Neste segundo turno, infelizmente terei que votar em Dilma, afinal Serra representa todo o neoliberalismo que prejudica nossos direitos. Enfim, vamos às urnas.
Seu blog é muito bom, gera boas discussões. E você também parece ser uma pessoa bem esclarecida politicamente. Só esse "Juro que não entendo o que leva uma pessoa a votar nela, que não seja a pedido do pastor" que não deu muito certo. Foi engraçadinho, mas...não precisava. que feio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...