quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os beneficios da corrida e um desafio



Três meses de corrida e uma grande surpresa: o troço é bom pra caramba. A chegada da primavera so ajuda: quando abro a janela e vejo aquele céu azul, morro de vontade de sair e dar uma volta no parque. Ja quase abandonei o casaco de vez e o alongamento do fim deixou de ser aquela tortura glacial, ao contrario, é muito bom alongar enquanto o solzinho te esquenta.

Fiquei realmente impressionada com os beneficios que a corrida me trouxe e por isso quis dividir minha experiência aqui no blog. A corrida afetou praticamente todas as areas da minha vida. Primeiro, o obvio: emagreci. E isso sem fazer o menor esforço com a comida, pelo contrario, tenho comido bem mais. Como mais doces, mas também como mais frutas e legumes. Não sei até que ponto é fisico ou psicologico, o negocio é que eu tenho tido vontade de comer coisas mais saudaveis mesmo. Em dois meses eu senti muita diferença nas minhas pernas, elas ficaram tão mais durinhas. Diria que perdi 70% das celulites. Também perdi gordura no corpo todo e eu tenho a nitida impressão de ter perdido 5kg em cada bochecha. Até a minha pele melhorou!

Depois tem aquele bem-estar que o esporte proporciona. Eu corro e fico me sentindo disposta e bem-humorada o dia inteiro. No inicio eu fiquei bem menos ansiosa, mas depois tudo voltou ao normal e eu voltei a ser aquela pilha de ansiedade de sempre quando estimulada, esse problema a corrida não solucionou. Aqui na França tem uma expressão que acho que não usamos muito no Brasil: higiene de vida, que quer dizer cuidar de você mesmo, se organizar, cuidar da saude, levar um estilo de vida mais saudavel. E não consigo pensar em expressão melhor pra explicar a mudança que tem me ocorrido nos ultimos meses - é isso, minha higiene de vida melhorou. Porque se antes eu acordava 8h30 e passava as manhãs na internet antes de ir pro trabalho, hoje eu acordo às 7h30, vou correr e quando volto, volto ativa, querendo fazer algo de util. O meu tempo ficou mais precioso.

Tenho corrido dia sim, dia não, 6km cada vez, o que da uns 40 minutos. Minha meta é participar de uma corrida de 10km em junho, no castelo de Vincennes.

Estou gostando tanto, mas tanto de correr, que estou fazendo a maior propaganda. Falo tão empolgada que quem vê de longe acha que eu tô tentando convencer a pessoa a entrar pra uma seita ou algo assim. Dai minha amiga Tati veio me dizer que queria correr, mas não tem tempo, nem disposição. Ela disse que tenta acordar cedo pra correr 1h, mas não consegue. E eu respondi que se eu tivesse que acordar pra correr uma hora, eu também não iria. Imagina ela que esta apenas começando! Não da pra ir com muita sede ao pote, porque primeiro que o corpo não vai aguentar, não é Luci? E depois, não adianta nada fazer planos grandiosos antes de dar o primeiro passo.

Falei pra ela: "Tati, eu te garanto que se você correr 20 minutos, três vezes na semana, seu corpo vai se transfomar em dois meses". Não é tão ruim acordar pensando que vai correr 20 minutinhos, né? Da até pra dormir mais uma meia horinha. Dai ela topou o desafio e topou que eu escrevesse sobre isso aqui no blog. Daqui a dois meses a Tati vai voltar aqui e vai nos contar o que aconteceu com ela. A unica regra é regularidade - não pode faltar. Ela ainda tem o agravante de ser fumante, de não gostar de acordar cedo e de estar bastante tempo parada. Olha a responsabilidade heim, Tati! (nada como uma boa motivação).

Se alguém também quiser aceitar o desafio e escrever um post aqui no blog contando a experiência, sinta-se convidado.

*Update: a Mariana recomendou esse video nos comentarios, incrivel!

19 comentários:

Helô Righetto disse...

amandets, vc sabe q tbem sou corredora, entao assino embaixo de td q vc falou! mais pra frente vou fazer um post sobre isso tbem, pq quero contar da minha experiencia em treinar para uma meia maratona!!!

|Bia Nicastro| disse...

Amanda, é a primeira vez que vejo o blog - pois o Google me trouxe aqui por um pedido de informação sobre Pte de La Doree - e me deparei com esta postagem sobre corrida e amei! Vc me inspirou. Sempre quis começar a correr, não sabia como nem quando e muito menos QUANTO! Quero - e vou! -voltar aqui para decrever como foi afinal, o que são 20m né? Bjusss

Mari disse...

Nossa, que disposição Amanda! Tenho bastante admiração por pessoas por vc que acordam cedo para fazer esportes. Eu sou mais um yoga no fim de tarde. Mas confesso que estou precisando fazer algo aerobico e por isso estou investindo numa bicicleta. Infelizmente corrida não é pra mim: muito impacto nos meus joelhos de sra de 80 anos e muito peso dos peitões maltratando a coluna... hehe....
Boa sorte com o clube das corredoras, Paris é o cenario perfeito pra isso!!!

ps: esse video tu ja visse né?

http://www.youtube.com/watch?v=8SbXgQqbOoU&feature=player_embedded

juliana disse...

segunda vez que vc empolga todo mundo com a idéia de correr um pouquinho de cada vez. eu sempre achei que correr deve mesmo ser o máximo, mas nunca tentei. nem na esteira quando eu fazia academia. nunca tentei mesmo.
minha desculpa é um pouco como a da mariana, muito peso dos peitos haha

aliás, eu bem queria saber o que as meninas que correm fazem, porque meu sutiã é 46 e nao acredito que exista top que segure tudo isso e me permita correr confortavelmente, sem a sensação de tudo balançando.

abraços

Anônimo disse...

Bravo!!

Anônimo disse...

Bientôt prête pour le semi_marathon de Toulouse;

Helena disse...

Eba! Que legal essa tua motivação. Eu também estou passando por algo parecido. Eu sempre fiz esportes, principalmente vôlei e natação, mas, ultimamente, com muito trabalho e vida corrida, estava sedentária.

Daí, tem uma academia do lado do trabalho e resolvi começar a fazer exercícios na hora do almoço: 3 x por semana bike e 2 x pilates. Minha vida também se transformou, hehehe! Nunca mais tive dor nas costas, que eu tinha quase que diariamente, mantive o mesmo peso, mas visivelmente perdi gordurinha localizada e celulite, me sinto mais disposta e principalmente, principalmente mesmo, passei a me gostar mais, a gostar mais do meu corpo e de como eu sou. Agora estou fazendo 2 x bike e 2x pilates e sinto que um exercício complementa o outro. O pilates me dá força e melhora minha postura e a bike dá aquela sensação prazer (causada pela liberação de serotonina, se não me engano).

Estou tão empolgada que eu e maridón compramos bicicletas novas e estamos passeando nos finais de semana. Já vi que aqui em São Paulo há vários grupos que organizam passeios no interior, e já estou cobiçando de participar dessas saídas. Já fico, inclusive, imaginando viagens de bike! :D

Túlio disse...

num disse que este trem vicia!

Túlio disse...

que vídeo!

Rita disse...

Lindo o vídeo. E como eu emagreço só em pensar em correr e viro uma tripa, jamais correrei outra vez, assim, bem scarlet.

Mas acho bárbara sua empolgação. Só, que, ó, você quer ficar mais linda, é? Gananciosa.

:-**

rita

Amanda disse...

Helô, vc é minha idola! Escreve sobre isso sim, quero muito saber da sua historia com a corrida!

Bia, seja bem-vinda! Fico muito feliz de saber que te inspirei a correr! Faça o teste sim e volte pra contar sua historia! Se quiser que eu publique é so me mandar por email. Mas diz ai, o que diabos é Pte de la doree?

Mari, prefiro fazer exercicio logo de manhã, pq da outra cara ao meu dia. Quando volto do trabalho so quero encher a pança e relaxar! :) Amei o video, não conhecia! Ja subi ele pro post, hehehe.

Amanda disse...

Juliana, se vc nunca correu, experimenta! Quanto a sua desculpa dos peitos, eu não sou muito util não... Eu uso top comum, eles resolvem bem meu problema. Aqui na França ja vi vendendo uns tops super mega reforçados, mas o preço era meio salgado. Da uma procurada ai!

Richard, merci!! La semi marathon de Toulouse je ne suis pas sûre, il faut d'abord commencer par les 10km de Vincennes!

Helena, eu sei bem do que c ta falando! Eh tão bom, né? Parece que a vida da gente se transforma. Como vc eu tbm sempre fiz esporte, mas nos ultimos meses estava meio desleixada, fazia so escalada ua vez por semana e nem me esforçava tanto assim. Morro de vontade de viajar de bike, o unico problema é que, bom, eu não sei andar de bicicleta! Quer dizer, so em zique-zague. :/

Tulinho, viciar eu não sei, mas o trem é bão.

Rita, sua lindona!

Luciana Nepomuceno disse...

Baby, delícia de post. se eu tivesse a mínima inclinação pra exercício já tava na rua no maior pique depois de ler isso tudo. Como não tenho, rsrs, fiquei cansada e com sede, fui lá embaixo pegar uma cerveja. Triste sina essa minha, ;-)

Beatriz disse...

Oi Amanda!
Tenho uma amiga que começou a correr por causa do namorado e hoje corre até maratona!Não sei se chego a tanto....mas minha vontade mesmo é pegar a bike e sair por aí fazendo trilhas! Taí, vou procurar uma turma!!!
beijocas
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Angela disse...

Me identifiquei bastante quando li o Sebo nas Canelas ha uns meses atras. Nas minhas ferias no Brasil em 2010 tentei correr na praia durante as horas que meu filho de entao tres anos e minha bebe dormiam. Nao consegui correr, entao nos primeiros dias caminhava(tambem 6 km) e intercalava com corrida durante os poucos segundos que aguentava. Apos duas semanas, ja estava fazendo o percurso em 45 minutos, correndo muito mais do percurso. Notei que a corrida era para mim. Nunca mais consegui tempo, mas a corrida (e a yoga) tem estado na minha cabeca mais do que nunca nessas ultimas semanas. Com dois filhos e um emprego que exige longas horas, estou tentando desvendar quando vou arranjar o tempo. Mas 20 minutos eh bem encorajador. :)
~
Um dos componentes do meu time no trabalho pesava 180kg e comecou a tentar perder peso ha 9 meses atras. Ele vaz exercicio na hora do almoco. As vezes passa mais da uma hora para chegar de volta. Eh a hora que funciona para ele. Faco vista grossa, encubro um pouquinho se precisar, peco ao seu gentil backup para cobrir o que aparece quando ele nao esta, e torco que ele consiga perder os 60kg que eh a meta dele. Nas ultimas semanas tenho notado ele um pouco desistimulado. Ontem mesmo conversei com ele sobre a corrida e ele comentou que ainda esta muito pesado para correr (os joelhos nao aguentam e o risco de danifica-los eh alto). Mas vou envia-lo o video mesmo assim, eh muito inspirador.
~
Adoro o seu blog.
Um abraco!

joana disse...

Olá Amanda,
Eu também sou carioca, moro em Paris há quase 2 anos (mas antes disso morei na Bélgica e na Itália) e acompanho o seu blog há um tempão, mas sempre fiquei meio envergonhada de comentar. Mas com o início da primavera, tomei coragem para começar a correr. Pena que eu moro longe do Bois de Vincennes, pq eu adoraria te acompanhar. O mais perto aqui de casa (uns 15 min a pé) é o Luxembourg, e em geral só consigo ir depois do trabalho. Ainda to na fase de ir reclamando, e pensar em desistir nos primeiros 10 minutos, mas to insistindo! Me inspirei com o seu post de fevereiro. Depois te conto os resultados.
Um beijo

caso.me.esqueçam disse...

rapaz, esse post me deixou MAL. eu queria tanto ter disciplina! nao consigo. mas eu fui correr no dia seguinte à leitura desse post hehehe alias, nos ultimos dez dias, corri tres vezes. uaaauu! e olha, corri e andei, nada de me matar de correr somente ;)

terça eu corro de novo :X

Flávio Assum disse...

Serotonina na veia!!!!

PedroAbr disse...

Olá, é a 1ª vez que vejo o seu blog, e devo dizer que gostei muito da forma como partilha a sua paixão pela corrida, é giro pois de certa forma também me identifico com esta forma de pensar acerca da corrida...Sou praticante de ciclismo, há cerca de 4 anos, e tenho andado de uma forma bastante regular, alias neste periodo de tempo já somei mais 10000km. Há cerca de 2 meses senti vontade de recomeçar a correr, e então calcei os meus velhos tenis e lá fui eu... desde então nunca mais consegui parar, e cada vez mais gosto, alias quando não consigo ir até fico chateado...Noto que em termos de condição física melhorei bastante(até noto quando ando de bike), e também noto na minha boa disposição durante a semana de trabalho, pois durante a corrida consigo relaxar e destressar permitindo assim enfrentar os problemas do dia a dia com um sorriso nos labios...eu pessoalmente aconselho "corram pela vossa saúde e pela vossa felicidade"...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...