terça-feira, 27 de julho de 2010

Gentileza gera gentileza

O jornal Le Monde publicou ha duas semanas uma reportagem sobre um novo tipo de joguinho que anda rodando pela internet: "je perds donc je pense" (perco, logo penso). O objetivo desses jogos não é a vitoria, mas a compreensão do funcionamento de certos mecanismos da sociedade. O Food Import Follies simula a importação anual de alimentos nos Estados Unidos. O jogador tem que fiscalizar os alimentos que entram e se tiver uma falha, a população é contaminada. A dificuldade vai aumentando com os anos, ja que em 1997 a carga de importação era de 2 milhões de carregamentos e em 2006, esse numero mais que quadriplicou.

Tem também o Oiligarchy, esse mais demoradinho, que simula a industria do petroleo. O jogador é o gerente de uma companhia petrolifica e tem que se expandir o maximo possivel, sem se preocupar com o meio ambiente, a população dos paises pobres onde a companhia pretende se instalar e outras coisinhas inconvenientes como estas. O problema é que no fim as reservas de petroleo acaba de qualquer jeito, então por mais inescrupuloso e bom jogador que você seja, o final é sempre previsivel.

Mas o meu preferido, de longe, é o September 12th. Não vou comentar pra não estragar a graça do jogo, mas achei genial! Tão simples, como tem gente que ainda não consegue entender essa logica?

2 comentários:

Juliana disse...

Êeeeee, que legal que lembrou!!! rsrs :) Bons tempos aqueles de faculdade né!

Estarei em Paris de 19/set a 24/set, depois 2 dias em Londres e 3 em Lisboa! Vou junto com uma amiga de trabalho que tb se empolgou e viaja pra tudo que é canto e decidiu ir! Vamos marcar, SIM! Será show!!

Beijão! :)

caso.me.esqueçam disse...

menina, que jogos mais conscientes! eu sou do tempo que jogo de pc era street fighter hehehe alias, eu jogava isso no video game, mas eh a mesma bosta. cliquei somente no ultimo link, mas tinha que baixar sei la o que. quando eu comprar um pc (sim, eu vou comprar um dia!), eu jogo (sim, eu vou jogar um dia!). mas tenho que tomar cuidado, eu sou completamente louca por jogos. :DDDDD

cresci nunca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...