segunda-feira, 29 de junho de 2009

Transporte durante a noite

Paris é uma cidade grande com espirito de cidade pequena. Acho incrivel como nessa megalopole de 12 milhões de habitantes (2 milhões em Paris e 10 nos arredores) os metrôs param de funcionar durante a noite. Como é possivel isso? Eh tão chato sair e ter que escolher entre voltar à meia-noite ou às seis da manha! Até tem um ônibus noturno, mas ele demora horas pra passar e não cobre a cidade toda. O mais perto me deixa ha 2,5km de casa. Tem também o velib, pra quem não conhece é um sistema de aluguel bicicletas implantado pelo governo ha 2 anos que vem dando super certo. So que é altamente desaconselhavel pegar numa bicicleta depois de sair de um bar, não é verdade Luci? Ainda mais eu que não sou nenhum às no guidon, especialmente entre os carros.

Os taxis são um capitulo à parte. Simplemente não existem em numero suficiente! Enquanto no Rio de cada três carros que passam, dois são taxis, em Paris eles são raros. E caros. Para se conseguir uma licença tem que se desembolsar cerca de 200 mil euros! Por isso é um mercado super fechado. Alias, li que o dono da Ryanair (a empresa de avião), comprou uma licença de taxi pro carro dele, so pra poder rodar na pista exclusiva. Excêntrico, não? Mas voltando às baladas, à noite aparecem os taxis piratas, porque tem demanda. So que depois do estupro e assassinato de uma sueca ano passado por um desses motoristas o pessoal esta de alerta. De qualquer forma, o preço de uma corrida é muito caro pro meu bolso, então nem cogito a possibilidade.

O que às vezes acontece, é a gente se preparar pra voltar de metrô à meia-noite, acabar perdendo o ultimo trem e ter que ir andando pra casa. Ta, isso acontece mais com o cheri quando ele sai sozinho, porque eu faço de tudo pra não ter que andar 2h durante a madrugada num frio dos infernos, por mais contraditorio que essa frase soe. Ele sempre se perde na saidera, tadinho.

Tem também os amigos dos amigos que estão de carro, e que quando te ouvem dizer que vai embora por causa do metrô, dizem que de maneira nenhuma, esta cedo ainda e além do mais ele vai te dar uma carona, pois a sua casa é no caminho da dele. Dai você fica. E quando vai perguntar pro seu amigo cadê o amigo dele, ele te diz que ja foi embora, por que? E você fica com cara de tacho. Então ou você tem a sorte do lugar ficar aberto a noite toda, o que é raro, ou então escolhe entre esperar o primeiro metrô sentado na calçada ou andar pra casa. Geralmente se faz as contas de qual das duas opções se consegue chegar em casa primeiro.

Eu me desanimo a sair so de pensar no perrengue que é voltar pra casa depois. Ja estou sem muita - ou nenhuma - disposição pra balada (sera que estou ficando velha?), ainda mais com o sistema de transportes de Paris contra mim. Assim desisto facil.

Vamos tomar uma providencia, monsier Delanoë, e colocar os metrôs pra funcionar de madrugada! Assim não da, né?!

9 comentários:

Cris Chagas disse...

Dos lugares que estive, o único, que eu saiba, cujo o metro vira a noite aberto é Berlim, mas só nos fins de semana! Isso sim que é cidade evoluída! kkkk Pra minha sorte, q comprei uma passagem de volta suuuuuuuper cedo e nem pensei como chegaria ao aerporto. Ufa...

Ah, o táxi aqui é raro e tb já ouvi dizer que é a linceça é cara, por outro lado, as corridas não são caras. Eu moro nos arredores de Lisboa, uma espécie de subúrbio próximo, e a corrida não passa muito dos 10,00 euros.

Unknown disse...

Meudeusdoceu!!!!!!!!
Acho q andar 2 ou 3 Km seja pouco.... talvez seja pq nunca dirigi carro, ou na minha "roça" nao tenha taxi, ou pq quase tudo é tao perto! Sempre quis ter curiosdade de andar de metro. E trem bala? é verdade q existe um trem que sai da França passa debaixo da agua no Canal da Macha e chega na Inglaterra???
Muito revolucionario. Ja andou nele? Pq no Brasil tem isso meudeusdoceu???
A criminalidade ai na paris é pquena ne? bem menor que Rio, ah isso é... portanto ach oq dá pra usar os pezinhos!
Ah proposito, amei a foto nova.. nao sabia q seus olhos sao azuis! Sao lindos fiquei ate ofuscado!!

Maíra K. disse...

O transporte de marugada aqui é coisa de cidadezinha pequena mesmo, também não consigo entender.

E o noctilien, além de não passar na cidade toda, ainda dá a volta ao mundo pra chegar a qualquer lugar!

luci disse...

hihihihi, pois é, andar bêbada é uma merda. mas eu tou aprendendo! não que eu tenha deixado de beber, mas na ultima vez em que fiquei bêbada, estando de bicicleta, pedi a camilo pra parar e irmos andando a pé pra casa. viu que menina mais consciente da necessidade dos proprios dentes?

mas indo ao que interessa... eu esqueci de responder à pergunta que tu fizesse dias atras se eu jah tinha ido a paris. a gente foi esse ano, alias, passou o reveillon ai, enfim, mas é exatamente isso: ter que voltar cedo. é muito estranho, porque até em joão pessoa (de onde eu vim) que é uma cidade bem pequena, ha a opcao de transporte publico durante a madrugada. claro que eh aquela maravilha de onibus de uma em uma hora, mas é melhor que voltar pra casa a pé, esperar até as seis da manhã ou arriscar ficar sem os dentes no velo :D

Camila disse...

O que impossibilita os metros a funcionarem de madrugada é a manutenção. Para ser seguro, TODA madrugada os metros tem que passar por inspeções severas. E elas demoram horas, pois cada cm dos trilhos tem que ser vistoriado. O que poderia acontecer é o metro ficar 24 funcionando de sexta para sabado e sabado para domingo. Mas mesmo assim acho arriscado ficar dois dias sem vistoria.

Bel Butcher disse...

Eu tenho a sorte de morar pertinho de Châtelet, onde todos os noctiliens se encontram.
:-)
Mas é bem verdade que raramente preciso deles. Acho que já estou velha e não mais ficando.

Amanda Lourenço disse...

Pois é, Cris, Berlin é que é uma cidade civilizada, ta vendo so?! :) Poxa, 10 euros pro taxi daqui da so pra ir ali na esquina!

Po, Asnalfa! 3 km eh longinho sim, ainda mais quando estamos super cansados e querendo cama. Pelo menos, como vc disse, aqui eh bem menos violento, mas tbm não é pra dar mole não. Eh verdade sobre o trem que liga França e Inglaterra sim. Ja peguei ele, mas parece que eh um tunel super longo. Da pra passar de onibus e carro tbm.

Maira, o noticilien não funciona muito bem mesmo não. Mas sabe que no dia seguinte de eu escrever esse post eles colocaram uma linha até aqui, em Porte Dorée?! Ta vendo so como monsieur Delanoë me escutou??

Luci, se serve de consolo, se fosse eu a pegar a bicicleta depois de umas cervejas, não estaria nem aqui pra contar a historia!

Camila, valeu pela explicação! Não sabia que tinham que fazer manutenção toda noite. Mas acho que em São Paulo (e Berlim, como a Cris falou) os metrôs funcionam direto, como devem fazer? Se com manutenção diaria eles ja quebram toda hora, imagina sem!

Bel, que sorte a sua morar bem no centro de Paris! Nem precisa usar metro, vai andando pra todo canto!

Camila disse...

Aqui em São Paulo não funciona direto não =/

Rackel disse...

Além da manutenção, já imaginou quanto custa o "adicional noturno" de alguém q trabalha em Paris?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...