segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Só para constar

A Priscila perguntou nos comentarios do ultimo post, se tem alguma novidade no caso das burcas na França. Tem sim Priscila, então resolvi contar o final da historia.
O jornal Le Monde publicou o resultado de dois estudos feitos por dois orgãos, o SDIG e o DCRI, que chegaram a conclusão que 367 mulheres usam a burca na França. Muito barulho por nada, né? A gente aqui discutindo sobre esse novo "fenômeno" e depois descobre que tudo era uma farsa, que miseras 367 mulheres se sujeitam à isso.
O estudo mostrou ainda que a grande maioria dessas mulheres usam a burca por vontade propria. A maior parte delas tem menos de 30 anos e 26% delas são francesas convertidas ao Islã. Quase todas moram em grandes aglomerações urbanas.
O motivo da burca? Provocação. Jovens que querem provocar a familia e a sociedade. A pesquisa cita o caso de quinze burcas que se encontraram em um centro comercial de Marseille num dia de 'solde' e nem sequer fizeram compras. Ficaram la, exibindo suas burcas para os passantes. Se desse pra ver seus rostos, aposto que veriamos um sorrisinho de satisfação.
Ainda de acordo com a pesquisa, os muçulmanos na França abominam a burca, comparam os radicais à defensores de seitas e temem que a religião muçulmana fique ainda mais estigmatizada por causa dessa historia toda.
Pra provocar a sociedade algumas pessoas colocam mil piercings, outras fazem o estilo punk, outras raspam a cabeça (eu escolhi essa) e outras, adivinham!, usam burca! Ah se a moda pega no Brasil!

5 comentários:

Anônimo disse...

Provocação? Que coisa mais idiota. O que elas vão provocar é a ira de outros mulsumanos, que perigo isso!!

Amanda vc ficou como a Carolina Dickmann naquela novela?Têm fotos?É verdade que dá mais calor que com cabelo?

Abraços

Raiza disse...

"Pra provocar a sociedade algumas pessoas colocam mil piercings, outras fazem o estilo punk, outras raspam a cabeça (eu escolhi essa) e outras, adivinham!, usam burca! Ah se a moda pega no Brasil!"
Aff,que ridículo isso.
Não tenho nada contra querer provocar a sociedade,mas colocando uma burca? Que é um símbolo de opressão? esses 26% de francesas não tem mais o que fazer mesmo ¬¬
Obs: Também fiquei curiosa pra ver suas fotos careca =]

Aline Mariane disse...

Hmm, interessante! Entao é rebeldia!!
Nao tenho nenhuma conhecida muçulmana que use véu no dia a dia, mas um dia por um acaso passei um bom tempo ao lado de uma e, papo vai, papo vem, nao resisti em perguntar como era. No começo ela me disse que era uma honra usar véu, que compreendia a funçao deste para Allah e tal. Depois acabou confessando que era para provar para os pais que ela era sim religiosa, mesmo depois de ter recusado um casamento arranjado... Tudo rebeldia!
Eu teria medo de encontrar uma moça de burca na rua! Que medo de ser, sei la, um assaltante disfarçado!!

Amanda Lourenço disse...

Uma vez vi na TV uma reportagem sobre uma francesa que se converteu ao Islã e ficou ultra-radical. A familia dela era bem moderna e tudo leva a crer que ela queria mais é provocar.

Quanto à minha raspada de cabeça, não foi um grande ato de rebeldia, é que eu nunca liguei pra vaidade mesmo e queria ver como ficava. Eu bem que gostei, mas não tenho nenhuma boa foto... Devo ter umas duas so e estão bem ruinzinhas.

Cris Chagas disse...

Eu sou vaidosa, mas acho legal variar, ousar as vezes. Eu cortaria tb, mas como acho q ia ficar com cara de garotinho... então, prefiro não arriscar...

Sobre a burca no Brasil,acho mais fácil o nosso povo protestar pelado kkk principalmente se for do rio pra cima ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...