sábado, 21 de novembro de 2009

A mao da discordia

Os irlandeses têm estado um pouco rabugentos esses dias e imagino que vocês saibam o motivo. No jogo decisivo da qualificaçao para a Copa do Mundo do ano que vem, a França ganhou da Irlanda injustamente. Atençao, injustamente, nao ilegalmente como estao dizendo por ai. Segundo o cheri, que estava quase tendo um ataque cardiaco diante da tv, a Irlanda dominou o jogo inteiro e fez um gol. Como a França ganhou o ultimo jogo, eles foram pra prorrogaçao e foi entao que o Thierry Henry se serviu de uma ajudinha extra da sua mao pra marcar um gol e o juiz, ao contrario de todo mundo, nao viu.

A Irlanda ficou super frustrada e logo pediu a anulaçao do jogo. O surpreendente foi que a proposta foi considerada justa para muitos franceses, inclusive para alguns politicos e para o proprio Henry. Houve pressao para um pedido de desculpas oficial por parte do tecnico da França e ele respondeu que nao tem que pedir desculpas por nada, ora bolas, isso é futebol. Erros acontecem, às vezes a nosso favor, às vezes contra. Eu estou completamente de acordo com ele. Sempre me lembro do que um antigo chefe disse sobre a polêmica de utilizar as câmeras de tv como instrumento de apoio para o juiz. Ele disse que a beleza do futebol esta justamente ai, na imperfeiçao. Se tirar esse lado humanista do julgamento do esporte, falivel, vamos perder muito. Essas coisas acontecem, faz parte do jogo. A sorte conta muito dependendo do ângulo do juiz.

A FIFA negou o pedido para refazer o jogo, claro. Se essa porta fosse aberta, sabe-se la quantos outros jogos teriam que ser repetidos a partir de agora. Qualquer penalti nao dado, qualquer falso impedimento, qualquer nao-falta seria contestada. Apoio a idéia de que o juiz é a autoridade suprema do jogo, é ele quem manda e pronto. Afinal de contas, o que seria de um jogo de futebol se a gente nao tiver mais razao para xingar o juiz?

7 comentários:

Unknown disse...

Esses franceses, viu... Queria ver se fosse o contrario. Alem disso, iralandeses são mais bonitos que franceses, portanto deveriam ir pra copa. Adoro copa do mundo, so pra ver as pernas dos jogadores...

Suzana disse...

ai, amanda, mas que dá uma raiva, uma gastura imaginar que o seu país não foi pra copa, porque um jogador do time adversário colocou a mão na bola no meio de um lance que deu o gol da vitória a ele é ruim, é, viu? (não que eu entenda de futebol, mas sei que "mão na bola" é gravíssimo!).

ah! e eu não tô mais no "desisti de escrever". mudei-me - como de cidade também ;) http://minhasconversas.tumblr.com/

beijos!

Amanda Lourenço disse...

Asnalfa, jogadores bonitos sao os de rugby! Futebol nao ta com nada!

Suzana, é verdade que da uma frustracao danada, mas futebol é assim mesmo, né? Li umas matérias rapidinhas que diziam quantas vezes a Irlanda ja foi beneficiada por falhas de arbirtragem. O azar é que dessa vez era um jogo mt importante, mas talvez a Irlanda nem teria chegado aqui se nao fosse pelos beneficios que ela teve antes. Tem tanta coisa mais importante que o futebol, né?

Vou visitar seu novo blog entao! Beijos!

luci disse...

dia desses eu vi o calendario que saiu com os jogadores do time de rugby pelados. uau, viu... dava ate pra ver as "extremidades penianas" dos caras hahaha

futebol pra mimeh copa e ponto final. eu ate poderia gostar mais de futebol se os times do brasil fossem bons, se tivesse jogadas bonitas mesmo rolando sempre. acho que na copa eh um pouco assim, tem um futebol mais emocionante e nao eh soh por causa do titulo que tah em jogo. adoro! e de quatro em quatro anos, la estou eu, com o coracaoo na mao. eh ruim mas eh bom. :)

Unknown disse...

Futebol devia voltar as origens...onde nem o goleiro podia usar as mãos! hahahahaha Meu, é isso ae, futebol humano, não máquina. A figura do árbitro existe por um motivo. Se errou a gente reclama...ué! Se bem que nesse caso...é claro que seria justo um novo jogo, mas seria futebol? E a caixinha de supresas, onde fica? Se existe um lugar onde jogos deveriam ser anulados, é na Itália, onde árbitro manda voltar o pênalti até o cara acertar...
Ou no Brasil, onde o futebol é tão sujo que ofusca a habilidade dos jogadores. Jogos anulados por corrupção é uma coisa, por erro é outra.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neide disse...

Nos brasileiros passamos por isso com a Argentina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...