domingo, 8 de novembro de 2009

Piada sem graça

"O arquipelago da Palestina Oriental", segundo o atlas do Le Monde Diplomatique (clique para aumentar)

A excelente publicaçao francesa Le Monde Diplomatique cometeu uma gafe das grandes. Nao sei se foi um golpe de marketing (o que nao é muito o estilo do jornal) ou uma tentativa legitima e ingênua de fazer humor com coisas que nao devem ser engraçadas, mas o fato é que esse mapa ai de cima saiu nao so no atlas do LMD, mas em pôster. O mapa representa o territorio palestino como ilhas e Israel desaparece, dando lugar ao mar. Seria até interessante para mostrar como o territorio palestino é injustamente recortado por causa da ocupaçao israelense, mas o primeiro erro essencial esta justamente ai: se o territorio fosse realmente um arquipelago, a circulaçao seria possivel atraves de barcos, o que nao é acontece na realidade, pois o transito é controlado por Israel e o direito de ir e vir nao é um direito dos palestinos.

Mas tudo bem, se fosse so esse o problema seria compreensivel. So que o mapa vai mais longe na sua piada e a legenda mostra o itinerario dos barcos, as praias, os portos, as estaçoes balnearias, as areas de camping (?), assim, como se fosse um lugar que as pessoas vao para passar as férias. As cores usadas sao frias, bem diferentes das cores quentes normalmente usadas em mapas para mostrar zonas de conflitos. Tem ainda algumas areas designadas como colonias israelenses, destacadas com um azul bem claro, quase divino, em vez de um vermelho para mostrar a gravidade do problema. Tem até uma "Ilha do Mel" ali no meio. Que maravilha de lugar, heim? Nem sombra de Jerusalém.

Muita gente adorou a "sacada", mas outras ficaram realmente decepcionadas. Se eu fosse um palestino ficaria revoltadissima por retratarem o cenario de um conflito onde meus compatriotas morrem todos os dias, como uma colônia de férias. O humor é muito eficaz para desdramatizar uma situaçao em crise, até mesmo para ridiculariza-la. Fiquei espantada que o LMD, que é uma publicaçao séria e comprometida tenha pisado na bola tao feio assim.

5 comentários:

Unknown disse...

Vc esqueceu do titulo do post. Mas eu nao entendi o mapa. Qual o objetivo de pegar um territorio continental e transforma-lo em pluvial??? Acho que os franceses realmente estao de saco cheio de arabes em seu territorio.
Ah proposito, vc é a favor de ocupacao dos sem-terra do MST em fazenda produtora de suco de laranja e destruir as arvores para plantar feijao? Como é a questao da reforma agraria ai na França.

luci disse...

cuidado, amanda, depois vao dizer que voce eh uma chata sem senso de humor, sabe...

:/

Amanda Lourenço disse...

Asnalfa, o proposito é a originalidade! Eh pra dizerem, olha como eles são criativos! Mas isso que foi estranho, pois geralmente o LMD apoia a Palestina, assim como os imigrantes arabes na França. Quanto essa historia dos sem-terra, tô meio por fora, vou procurar saber o que aconteceu. Mas pelo que vc disse, eu sou a favor mesmo de derrubarem as laranjeiras (que vão direto pro exterior) pra plantar feijão pro povo. Se fosse pra derrubar a soja então, maravilha!

Luci, é, eu conheço bem essa historia.

Bel Butcher disse...

o senso de humor francês é bem capaz de fazer esse tipo de atrocidade...

Unknown disse...

É o inimigo sionista penetrado no Le Monde, não duvido. Foi muito inefeliz a publicação que é referência de impresso. Foram muito infelizes.
Ao invéz de mar, podia colocar rio de piranhas, espinhais, abismos etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...