quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Zzzzzzzzzz

Tenho estado um tanto carrancuda no blog. Mas poxa, é perfeitamente compreensivel! O inverno se instalou de vez e sabemos que vai demorar muito pra ele ir embora. Acho essa época a pior do ano, pois é somente o inicio do que esta por vir. Os dias vao ficando menores e a luz começa a faltar. Janeiro, apesar de ser o mês mais frio do ano, para mim ja nao é tao ruim assim, pois é quando o pôr-do-sol (hifem?) faz o caminho inverso e acontece cada dia mais tarde. Eh uma dose diaria de esperança de que o verao nao sumiu para sempre e que sim, um dia ele volta. Mas o que fazer nesse periodo critico de fim de ano? Dormir.

Me dei conta de uma coisa: nunca dormi tanto na vida como durmo na França. Primeiro por causa desse frio, que faz a gente se deitar cedo e nao querer sair da cama de manha. Mas também porque tenho a impressao que os franceses dormem mais. Lembro que minhas aulas no Brasil sempre começavam as 7h, do maternal à faculdade. Aqui as crianças so têm que estar na escola às 9h, o mesmo para meu mestrado. Quando eu trabalhava de baba, também começava às 9h e isso quer dizer que os pais so saiam de casa para trabalhar às 9h30. Isso da uma média de 2h a mais de sono por noite! (Nao vou nem falar da Australia, quando durante seis meses eu tive que acordar às 3h30 pra ir trabalhar nas fazendas).

Dormir é uma coisa que faço muito bem em Paris, especialmente no frio, quando me embrulho debaixo do cobertor. Acho que a gente deveria hibernar durante o inverno, pelo menos os europeus.

5 comentários:

luci disse...

ah, queria poder ter essa vida boa de dormir bem. aqui eh impossivel. "aqui" na casa, nao aqui na frança. camilo acorda as 7:30h pra ir pro trabalho, e, mesmo eu soh precisando acordar uma hora depois, eu levanto junto com ele por solidariedade. na hora de dormir, como a comida pras 70 pessoas que mora comigo demora a ficar pronta, vou dormir sempre perto da meia-noite. pra qq pessoa normal, 7h ou 8h de sono tah de boa, mas no brasil, como eu dormia mais de 10h, me acostumei mal. =~

AMO MEUS FINAIS DE SEMANA! dormir ate a coluna doer :D

luci, a revoltada disse...

ps. eu ODEIO o inverno. eh frio, eh cinza, eh triste, eh longo e eh uma bosta. ponto.

Aline Mariane disse...

nao aguento mais o inverno, e olha que ele nem chegou. Poderia so chover, sem fazer frio?! Ou so fazer frio e ter sol?
Grrrrr

Unknown disse...

Aqui tá um calor do cão! É a savana paulistana! Odeio calor em São Paulo! Calor? Só na praia!

Cris Chagas disse...

Eu tb detesto o inverno e dá mesmo a maior vontade de ficar na cama, onde tá quentinho!

Além disso, o humor de todo mundo muda, aqui os dias não são tão cinzas, mas as pessoas ficam cinzas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...