domingo, 13 de março de 2011

E tudo volta ao normal

Pequeno post de domingo pra complementar o assunto da pesquisa de opinião favoravel à Marine Le Pen, candidata do Front National. Foram inumeras contestações ao método empregado pela Harris Interactive: escolha de uma candidata pouco popular do PS, questionarios feitos pela internet, entrevistados que teriam sido pagos para responder, etc, etc, etc.

No meio disso tudo, uma nova pesquisa foi publicada pelo jornal La Dépêche du Midi, feita dessa vez pela CSA, dando vantagem ao Partido Socialista. Satisfeitos agora? Nem vou falar que ja sabia porque fica chato, né? :) A diferença é que eles usaram o nome de outro canditato, o Dominique Strauss-Kahn. Então ficou assim: 30% para o PS, 21% para o Front National e 19% para a UMP com Sarkozy. Triste para o petit Nicolas.

YMCA? Não, Front National

Estou até torcendo pra continuar assim, porque como ja disse, o FN nunca vai ganhar uma eleição presidencial, pelo menos não nos proximos anos. Eles sequer têm um plano de governo, so sabem ficar repetindo aquelas baboseiras racistas pra tentar chamar atenção. Eles são apenas um partido que se sustenta em velhinhos que vivem repetindo "no meu tempo que era bom". Inofensivos. E mesmo supondo que ganhem, o que podem fazer pior do que esta fazendo Sarkozy? Apenas continuar sua politica de privatizações, enriquecimento dos ricos, cerco aos imigrantes e outras coisinhas que a UMP ja esta fazendo muito bem. Se o Front Nacional decidisse mandar embora todos os estrangeiros legais ou ilegais de uma vez, a economia cairia. Retorno da pena de morte como pregam? Dificilmente a sociedade francesa aceitaria. Proibição de abortos? Du-vi-do.

Se acontecer um segundo turno entre eles e o PS, é vitoria na certa para o PS. E seria muito bom ver Sarkozy completamente humilhado (mais ainda do que ele ja esta) no fim do seu mandato.

6 comentários:

Mari disse...

Nossa Amanda, eu vi pelo menos duas sondages que colocavam os três candidatos em pé de igualdade: todos na faixa dos 20%. Acabei de ver no site do Nouvel Observateur que parece que DSK vai sair mesmo e que segundo a sondage dele, no segundo turno sai ele e a Le Pen. Realmente ver o Sarkozy fora do pareo é uma delicia mas realmente acho que a tua leitura é pra la de otimista... Acho que precisamos considerar a porvavel fragmentação da esquerda como fator de perda de votos no PS e mais... não sei não se o governo do FN ia ser so tão ruim quanto o do Sarkozy! A proposta de cortar as prestações da caf para estrangeiros me parece bem grave e bem possivel de ser aplicada. Continuo achando que a coisa vai ficar feia e a tensão vai ser grande. Veremos!

Rita disse...

U-fa. Né?

Bj

caso me esquecam disse...

"o que podem fazer pior do que esta fazendo Sarkozy?"

vou nem responder pra nao dar ideia! vai que le pen lê teu blog!

Amanda disse...

Mari, tô otimista mesmo, pq não consigo acreditar nessa força do FN. Não acho que eles estão com essa bola toda não. So estão com esses pontos todos pq os partidarios da UMP não aguentam mais o Sarkozy. O dia que a UMP decidir mudar de candidato, esses pontos voltam pra ela.

Quanto a cortar a caf dos estrangeiros, pode ser, mas vc não vê o proprio sarkozy fazendo uma coisa dessas? Da mais um tempinho pra ele...

Luciana Nepomuceno disse...

Amanda, daí que eu fico toda "me sentindo" por ver, assim, por dentro e de perto, a política internacional, rsrs. Como disse a Rita: U-fa!

José Fernando disse...

Oi Amanda. Você não acha muito prematuras essas pesquisas? As candidaturas ainda nem estão postas de forma definitiva,são apenas balões de ensaio de nomes. Lembra o que os institutos de pesquisa (e até um astrólogo famoso) apontavam um ano antes das eleições aqui no Brasil? Que José Serra ganharia já no primeiro turno. Deu no que deu. Vamos esperar - e torcer - por um quadro melhor definido no ambiente dos partidos. Eu duvi-de-o-dó que depois do vexame sarkozy a direita tenha um desempenho excepcional nas urnas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...