quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dores de cabeça


Semana passada cheri e eu tinhamos pela frente inéditos 4 dias de folga. Fui logo procurar passagens de ultima hora e achei varias baratas. Ueba, finalmente vamos fazer um passeiozinho! Mas que nada, cheri achou que ficar doente era mais legal e eu, esperta, copiei. Ficamos os dois gripados em casa imaginando como teria sido nossa incrivel viagem à Veneza, ou Barcelona, ou qualquer outro lugar do mundo que não fosse Paris.

A gripe me pegou de verdade e eu nem pude ir na faculdade. Fiquei em casa de sexta-feira até hoje, quarta, e morri de tédio. Via televisão o dia todo e não tinha forças para fazer o trabalho da faculdade que deveria estar pronto ha uma semana. Esperava o cheri voltar pra casa pra poder explicar pra ele detalhadamente a evolução da minha gripe. Ele nunca parecia muito interessado. Po, era so isso que tinha acontecido comigo o dia todo! Agora sei como os velhinhos se sentem. Eu até prestei atenção quando a minha vizinha recebeu um amigo enquanto o marido estava fora. Hummm.

Quando minha gripe estava indo embora, percebi que algo de pior estava pra acontecer: meu dente siso estava se manifestando de novo e parece que agora ele decidiu sair de vez! Pra começo de conversa, onde ja se viu uma pessoa com quase 27 anos ter siso nascendo? Eu nunca vi. Sera que ele esperou eu ter coragem de arranca-lo pra poder aparecer? Isso me traz à uma nova maratona: como arrancar um dente na França. Deve ter uns 150 formularios me esperando. Primeiro tenho que ver se meu seguro-saude basico de estudante cobre, caso contrario vou ter que ver qual a melhor solução para não gastar muito... Se alguém tiver alguma sugestão, me fale!

10 comentários:

Anônimo disse...

ih menina!!!Que mala onda!!
Esse assunto é polêmico em qualquer lugar: saúde.
Aqui é na base da emergência e $$$$$$, claro, né? Ou plano médico q quase ninguém tem, por sinal é uma das poucas coisas que tornam quase todos iguais aqui, kkkkkkkk.
Mas aí o serviço é público, e agora? Como fica o SUS francês?]
Esse plano para estudantes, dá pra o estudante pagar mesmo?Qt custa?
Ih Amanda, sugetão nada...
Mas vai um grande beijo e força, xau!

Bel Butcher disse...

Amanda, você não tem a CMU, não? É a complementaire do governo... Acho que eles pagariam a extração do siso.

Tânia disse...

Bel, não é CMU, é a mutuel da faculdade.

Eu sugiro você procurar uma clínica ao invés de um dentista de consultório particular. As clínicas em geral aceitam muitas mutuels e, mesmo que a sua não cubra tudo, elas cobram preços básicos de tabela. Eu conheço uma no 15eme se você quiser experimentar. Chama-se Centre Médical et Dentaire Jack Senet (0142791630). Mas talvez seja bom antes você consultar com a mutuel o que eles cobrem.

Aline Mariane disse...

Eu também tenho 27 (ops, quase 27) e meus dentes do siso estao nascendo!! Isso que antes de sair do Brasil, foi a segunda pergunta que fiz à minha dentista e ela me afirmou que eles demorariam pra aparecer, talvez nunca nascessem.
Que nada! um deles ja nasceu, esta grandao do lado de fora e quando eu quase engulo um espelho pra poder ver, nao me parece diferente dos outros dentes. Tem um outro que de vez enquando da sinais de vida, doi, coça, depois esqueço.
Voltando ao Brasil, volto ao dentista. Se houver a opçao de continuar com eles, eu prefiro, aaii que medo de arrancar. Eh possivel isso??
E como é isso na saude publica no Brasil, você sabe?! O SUS cobre dentista??
Mas resolve seus formularios primeiro, hehe!

Aline Mariane disse...

(oops, enviei sem terminar)
Se tiver outros dias de folga e quiserem fugir de Paris, estao convidadissimos pra conhecer Angers, se é que ja nao conhecem a regiao! Nao é muito longe, mas ja muda um pouquinho! Ai, nada como morar num apê que cabem mais de 2 pessoas ao mesmo tempo... hehe
Bjss!!

Anônimo disse...

Não me fale em ciso. Já tirei 3, ainda falta coragem pro último, mas acho que eu vou ficar com ele por tempo ilimitado...

Melhorou da gripe? Espero que sim.
E que outro feriado chegue logo!

beijos!

Bel Butcher disse...

Eu tirei os quatro sisos de uma só vez. Fiz com um dentista fera, no Brasil. Tem uns 5, 6 anos talvez. Aline, se quiser fazer isso no Rio, recomendo o homem. Não incomodou, não inchou, não nada. Fora que foi num dia só e levou pouco mais de uma 1h. Realmente..., jedi dos sisos!

Amanda Lourenço disse...

Obrigada pelas dicas pessoal! Acabei indo no detista normal mesmo. Eu não entendo nada do sistema de saude daqui, mas parece que tudo vai ser reembolsado. A consulta no dentista é paga como se fosse um médico comum. Ele me pediu um raio x, que ja fiz e vou voltar la na quinta. O dentista disse que até a extraçao do dente vai ser 100% reembolsada. Pronto, agora minha unica preocupacao é aguentar a dor até a quinta!

Aline, poxa, somos duas atrasadinha entao, ne? Resquicios de adolescencia... E muito obrigada pela oferta de hospedagem!!

Bel, o cheri tbm arrancou os 4 de uma vez! Mas ele fez com anestesia geral, no hospital. De acordo com meu raio-x, eu so tenho 1 siso e a dor ja ta de bom tamanho!

luci disse...

bom, que bom que tu vai ser reembolsada! ja basta a dor, neh...

eu quase nao tenho dentes na boca. com 13 anos, pra colocar o aparelho, tive que tirar quatro dentes. quando tirei o aparelho, aos 15, sei la, tive que tirar mais quatro dentes pra que eles, que estavam nascendo, nao empurrassem pra frente a arcada e jogasse no lixo o trabalho de anos da dentista do aparelho. acho que esses ultimos quatro que tirei foram os sisos, neh? nao sei, eles estavam enterrados ainda. nossa, foi dor, viu! =~

luci disse...

agora sou que cobro post novo da senhorita. \o/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...