domingo, 10 de janeiro de 2010

Caça aos piratas

Três culpados, segundo a Hadopi: culpada de não ter securizado sua rede wifi, culpado de ter confiado nos filhos durante 5 minutos na internet e culpada por não ser uma engenheira em informatica

Ja ouviram falar na lei Hadopi? A sigla que significa Alta Autoridade pela Difusao das Obras e pela Proteçao dos Direitos na Internet é uma lei ja aprovada que pretende controlar os downloads na internet francesa. Basicamente, o sistema quer rastrear as pessoas que baixarem arquivos ilegais e as punir. Na primeira vez, o usuario recebe um email de aviso; na segunda, chega uma cartinha na casa dele; na terceira sua conta de Internet é suspensa (mas ele continua pagando, pra nao prejudicar as empresas, of course).

Eh claro que desde o inicio a proposta foi muito criticada, pela regressao que ela representa nessa era virtual onde tudo é permitido. A direita a favor, a esquerda, contra, como ja era de se esperar. O curioso é que os artistas, geralmente de esquerda, pela primeira vez apoiaram o outro time e fizeram coro com os conservadores. Lembro que na primeira tentativa, a lei Hadopi nao passou na Assembleia: segundo a direita, a oposiçao se escondeu atras das pilastras (?) pra fingir que eram menos numerosos e assim incentivar os conservadores a irem embora, certos de que seu time ia ganhar. Dai na hora da votaçao, zas!, a esquerda apareceu em massa e conseguiu impedir a lei. Juro que vi uma entrevista com um respeitavel politico revoltado na TV, explicando a tatica de seus colegas em se esconder, bem digno de crianças do maternal reclamando com a tia. Nao pude acreditar no ridiculo da situaçao. O programa de TV aproveitou bem o gancho e fez uma simulaçao hilaria dos politicos atras das pilastras, com suas barrigonas aparecendo e rindo com a mao na boca "hihihihi".

Bom, dois meses depois a lei foi votada de novo e a direita, mais espertinha dessa vez, conseguiu aprovar a medida. Isso foi em setembro. Mas desde la, a proposta da lei foi altamente contestada. Até a Uniao Europeia se intrometeu dizendo que impedir o acesso à internet é praticamente um desrespeito aos direitos do cidadao, ja que nos dias de hoje nao da mais pra viver sem. Questoes sobre a eficiência do rastreamento também foram levantadas. E se a pessoa baixar um arquivo ilegal com a internet wi fi do vizinho? E se um haker clonar um IP? Mas mesmo com todas essas duvidas, foi definido que a lei entraria em vigor dia 1° de janeiro de 2010.

Por via das duvidas, meu computadorzinho trabalhou bastante nos ultimos dias de 2009. Estranhamente, nao ouvi falar mais na lei Hadopi. Sera que eu era a unica preocupada em ter a internet cortada? Mas dai achei uma matéria explicando que a medida esta atrasada e no melhor dos casos, vai entrar em vigor so na primavera. A comissao Hadopi anda caladinha, talvez envergonhada do mal começo da operaçao. Ca pra nos, quem acha que uma lei estupida dessas pode dar certo? Engraçado que eles dizem ter se inspirado em medidas similares de grande sucesso nos EUA e na Inglaterra, porque todo mundo sabe que os americanos e os ingleses nao fazem downloads ilegais, né? Mas eles insistem. Segundo o jornal Rue 89, ja alugaram um escritorio de 1.107 m² onde todos os SETE funcionarios poderao trabalhar tranquilamente, cada um nos seus 150m² (e eu no meu apartamento de 23m²...). O aluguel anual chega a bagatela de 487 mil euros e o projeto Hadopi vai ter um orçamento total de 5,3 milhoes de euros em 2010, o equivalente a quase 15 milhoes de reais.

Eu acho é que eles so vao conseguir mesmo é aumentar os downloads, pois até a primavera todo mundo vai dobrar o ritmo, com medo de ser proibido depois. Dai na primavera, a lei vai ser adiada de novo, por falta de meios tecnicos seguros (alguém tem alguma duvida?) e o povo vai continuar o intensivao de downloads, so pra garantir, né?, nunca se sabe.

7 comentários:

Cris Chagas disse...

Esse povo, principalmente da industria fonográfica, tem que transcender e encotrar outros meios de lucrar, ao invés de perder com net.

Vejo os artistas dividos, os menores, alternativos, menos conhecidos, estão achando tudo isso o máximo e até sendo mais conhecidos com a nova mídia. Já os que contavam com os jabas no rádio e na tv, esses andam preocupados com os milhões que estão deixando de ganhar (eles ou as gravadoras?) Será que os milhões que ainda ganham já não basta?!

Bem, isso falando de música...

Aline Mariane disse...

meu pczinho também trabalhou bastante os ultimos dias na França e esta a todo vapor aqui no Brasil, vou voltar com o hd cheio! Se bem que o Loic disse que vai esperar a tal cartinha pra parar de baixar, hehe... Acho que ele começou a entender o que sao as tais "leis que pegam" e "leis que nao pegam" que existem no Brasil...
(espero que nao existam fiscais eletronicos franceses que leiam português e entendam meu comentario comprometedor... que medo...)

luci disse...

vei, que bosta.
continuarei fazendo donwload loucamente. quando a cartinha chegar (ou a primavera, o que vier primeiro), eu paro. :)

hoje de manha o radio tava ligado na casa dos pais de camilo e o locutor anunciou uma musica e disse que ela tinha sido baixada legalmente hehehe a propaganda tai...

luci disse...

vei, que bosta.
continuarei fazendo donwload loucamente. quando a cartinha chegar (ou a primavera, o que vier primeiro), eu paro. :)

hoje de manha o radio tava ligado na casa dos pais de camilo e o locutor anunciou uma musica e disse que ela tinha sido baixada legalmente hehehe a propaganda tai...

luci disse...

oops, enter duas vezes.

Unknown disse...

Tem que combater os maiores piratas e os unicos nocivos que são as gravadoras! Se antes eles escondiam ou queimavam livros, hoje a industria encarece livros, cds, filmes etc, ao ponto de não permitir o acesso à uma parcela da população.
adoro esta charge:
http://3.bp.blogspot.com/_cVnYk9zy0B4/Sy_Ap61aqbI/AAAAAAAAA0U/TCzvOFgDkXU/s1600-h/caracteres30.jpg

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...