domingo, 24 de janeiro de 2010

A cientologia na França

No mesmo dia que escrevi meu ultimo post, dizendo que a cientologia era proibida na França, recebi na rua pela primeira vez em quase 3 anos de Paris um panfletinho da tal "igreja". Putz, deu até um frio na barriga! Eh so falar mal que eles aparecem pra se exibir, é? Credo! Ta, eles me mostraram que eu estava errada e a Cientologia não é proibida por aqui. Satisfeitos?

Mas achei a propaganda tão interessante que escaneei pra colocar aqui no bloguinho:

"Livre-se do que te impede de atingir seus objetivos! (...)
Você pode aprender a controlar sua mente em apenas um fim de semana!"

Viu pessoal, a cientologia tem a chave da felicidade e so fica sofrendo à toa quem quer. Em apenas dois dias a gente pode aprender a se livrar do estresse, da falta de confiança, das contrariedades, dos medos e dos atos irracionais que cometemos, tudo isso por não conseguirmos controlar nosso mental reativo, que é a parte do nosso cérebro responsavel por todas essas coisas, segundo o panfletinho.

Diante de um absurdo desses (olha que eu ainda nem mostrei o verso) me perguntei por que diabos a França ainda não proibiu isso, e descobri que em junho do ano passado, o governo francês havia determinado a dissolução das duas maiores "igrejas" do pais, assim como o pagamento de uma multa de 4 milhões de euros e a prisão dos lideres. No entanto, em maio a lei havia sido modificada, impedido a dissolução de seitas pelo motivo de fraude. Os militantes anti-cientologia acusaram a organização de ter se infiltrado na politica francesa. Dai eu lembrei de um burburinho na época, quando eu ouvi falar sobre a saia justa do presidente Sarkozy diante das interrogações do seu amigo Tom Cruise sobre essa ideia maluca de fechar seu templo. Dizem as mas linguas que esse foi o real motivo da legalidade da seita.

Preparem seu senso de humor, vamos à segunda parte do panfletinho.

Ja mostrei o que a cientologia pode fazer por você, então vou passar essa parte repetitiva e ir direto pro que interessa. "Contribuição pelos 2 dias: 90". Noventa o que cara-palida? Assumam os EUROS que vocês estão cobrando! Achei interessante essa tatica de não escrever a palavra euros, deve ser pra não atrair o olho direto para o preço do "tratamento".

Agora o mais inusitado são as letrinhas pequenas. Elas começam dizendo que Cientologia, Hubbard e Dianética (nomes do curso) são marcas registradas, mais ou menos como eles fazem com os produtos de beleza - "o unico com Biosoft Pro-B ®". Dai eles explicam que o direito da marca é da empresa Religious Technology Center, que seria um centro de "tecnologia de cura espiritual". Sinceramente, não ta na cara que isso é uma tentativa de ser uma igreja catolica dos tempos modernos? Os dez mandamentos não enganam mais os moderninhos, então vamos criar uma religião que os convença, que fale a lingua deles.

Mas eu penso que se fosse pra proibir a cientologia, teria que proibir todas as religiões. A igreja catolica é o maior exemplo de enriquecimento às custas de seus fieis e a igreja evangélica esta assumindo o posto. A grande pergunta é: Por que consideramos a cientologia como seita e o catolicismo como religião? Para mim, os dois são iguais. Quem tem o direito de julgar que o que eu acredito é mais verdade do que você acredita? Eh muito hipocrisia ser catolico e dizer, com toda arrogância do mundo, que os pobres coitados que seguem seitas sofreram lavagem cerebral. Pô, e nos não sofremos lavagem cerebral desde que nascemos, seja la em qual religião nascemos?

O eterno problema do ser humano é dividir todo mundo em nos e os outros. Nos sempre estamos certos, claro. Os outros é que são burros e não conhecem A Verdade. Enquanto isso, todas as igrejas faturam e a gente fica aqui perdendo tempo discutindo quem é mais legitimo.

6 comentários:

Helô Righetto disse...

post perfeito!

luci disse...

realmente! escrotagem da braba: "90". hehehe bom, mas meus conhecimentos sobre a cientologia se limitam a saber que o tom cruise faz parte dela. e a madonna? enfim... mas a pergunta eh essa: o que difere a cientologia da igreja catolica? pra mim, tudo eh a mesma coisa! suga grana, faz lavagem cerebral, promete o fim de todos os males... ando tao cansada de religiao! ô, atraso! (me desculpem ai os que cultuam algo ou alguem, mas... blergh) chega, vei

Aline Mariane disse...

eu me lembro de quando estava essa polêmica, o argumento para nao proibir a cientologia foi que, se fosse proibida, poderia continuar clandestinamente e uma vez permitida, o governo poderia controla-la.
Esse folhetinho eu nunca vi, mas se parece com os cartazes que tem na frente do templo deles, que esta no meio do meu caminho obrigatorio, afinal, é pertinho de casa (boa referência, né? Moro exatamente no meio entre uma igreja catolica e um templo da cientologia!). Pra mim nao é diferente daqueles cursos de engenharia humana ou dO Segredo, ou seja, deve funcionar pra muita gente. Ja é diferente da igreja catolica pela historia que ainda nao tem por tras. Mas um dia pode ter e, ai, vai ser igual. E se essas pessoas estiverem dispostas a pagar... que seja um dinheiro contavelmente limpo, com os devidos impostos e contribuiçoes!
E o que é lavagem cerebral?! O Diogo Mainardi diz que as pessoas que acreditam em ideologias de esquerda sofreram lavagem cerebral!
Bjss!

Unknown disse...

Vamos ser cara de pau, mas assim? explicitamente? Eu acho é graça, sabe?! Já tinha ouvido falar sobre "Cientologia", mas muito superficial; e lendo seu poste hoje,Amanda, fui dá uma olhada mais aprofundada! Menina, quanta promessa de melhorias em sua vida e por apenas 90 ... euros?! Quando vê isso não deu pra colocar no panfleto a palavrinha 'euros', mas tbm é 'desnecessária', né? Or, quanta malandragem tentando ser ocultada, se bem que não é todo mundo que vê as entrelinhas da coisa, né? Se não, não haveria tantos 'seguidores', praticantes, ou na melhor das palavras: 'fieis'!

Enfim, mais um poste excelente!
Já disse que sou sua leitora assídua, senão disse, direi agora: sempre me enriquece muito ler seu blog! E repito: sou sua fã.

Fabiana Dias disse...

Gostei, Mandita! Não conhecia esse debate sobre cientologia. Parabéns!
bjca

Cunha, MML disse...

HAIL XENU!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...