sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Top 10 - Retrospectiva 2009

10- Neve
Foi no inicio de 2009 que eu vi neve pela primeira vez em Paris. E olha, foi bastante, o suficiente para fazer bonecos e algumas batalhas. Dai veio a primavera, o verao, o outono e opa, a neve novamente! Esse ano ela se antecipou e chegou antes do natal, incrementando ainda mais a decoraçao ja lindona. Foi uma nevasca em toda a Europa, varios paises que, como a França, nao estao acostumados com a neve, tiveram problemas de transportes.

9- Criminosos heroicos
Esse ano, dois criminosos chamaram atençao dos franceses. O primeiro foi Jean-Pierre Treber, um guarda florestal acusado de assassinar duas mulheres, que fugiu da prisao e conseguiu se esconder mais de dois meses na floresta. O curioso é que ele tinha uma tatica de marketing: ele enviava cartas para a imprensa clamando sua inocência, elas eram publicadas e a populaçao começou a simpatizar com o cara. Acabou preso em um apartamento. O segundo caso foi Toni Musulin, um motorista de um carro-forte que desapareceu com 12 milhoes de euros. Imediatamente se formou uma torcida para o Toni, todos os franceses queriam que ele conseguisse fugir tranquilo com a sua grana. Mas logo 10 milhoes foram achados num deposito e alguns dias depois ele se entregou. Pode ser condenado a 3 anos de prisao, pois nao houve armas nem violência no seu crime. Mas perai, cadê os outros 2 milhoes?

8- Copenhagem
O fiasco do ano. Mas se a conferência em si nao foi um grande sucesso, o ano de 2009 foi um grande passo para o meio ambiente. Nunca se falou tanto em proteçao da natureza e parece que os politicos finalmente entraram na dança. Na França, foi a primeira vez que o Partido Verde conseguiu um resultado tao positivo, para desepero do petit Nicolas. Alias, no ultimo dia do ano, Sarkozy teve uma derrota politica justamente na questao ambiental: o imposto Taxa Carbono foi vetado pelo congresso, pois as grandes industrias, ou seja, os grandes poluidores, ficariam isentos da multa. Ja nao da mais pra brincar com o meio ambiente, Sarko, volta pro seu plano de destruir as universidades publicas que você tem mais chances em 2010.

7- Greve nas universidades
Reformas na educaçao na França nunca vêm sem luta. Ja no inicio do ano, aconteceu uma greve geral nas universidades que durou praticamente um semestre inteiro. O governo atual quer dar mais autonomia para as universidades, e a oposiçao, junto com os estudantes, previu o inicio de um processo de privatizaçao das faculdades. Hoje o vestibular (bac, como eles chamam) é unificado e se você passar, tem uma vaga garantida em um estabelecimento e é tudo publico, so tem que pagar as inscriçoes no inicio do ano. Sarkozy ja deixou claro que o modelo de universidade que ele admira é Harvard e Cambridge, que, olha so, custam um apartamento no Brasil por ano.

6- Identidade nacional francesa
A direita francesa se mostrou bem motivada nesse ano que passou em defender a identidade nacional, que nem eles sabem definir muito bem. O que é ser francês? Ser branco, catolico, falar a lingua sem sotaques, carregar uma baguete debaixo do braço? Olha, esta cada vez mais dificil encontrar um estereotipo desses andando na rua. Essa polêmica anda de mãos dadas com as declarações anti-arabes do governo, como a possivel proibição da burca na França.

5- Acidente do voo AF 447
Episodio tragico que com certeza marcou os espiritos nao so de todos os brasileiros que moram na França, mas de todo mundo. Uma companhia reputada como a Air France ser vitima (?) de uma fatalidade (?) dessas so nos confirma ainda mais que nunca estamos seguros. O tratamento da midia foi chocante, como de costume, explorando ao maximo o sofrimento alheio e o desejo sordido voyeur das pessoas.

4- Gripe A
A paranoia do ano. Primeiro, todo mundo entrou em pânico. Depois todo mundo esnobou a vacina. Em seguida todo mundo debandou pros postos de vacinaçao. E agora parece que estao anunciando o fim da epidemia, que matou cerca de 200 pessoas na França, bem menos das milhares que se estavam especulando. A forma com que o governo francês lidou com a gripe A foi longe de ser exemplar, mas na verdade ninguém sabia o que ia acontecer, se o virus era poderosao ou se so tinha fumaça nessa historia. Agora vamos ver o que vao fazer com tanta vacina sobrando. Que tal vender tudo pros paises pobres?

3- A mao do Thierry Henry
Eu fiquei surpresa que esse assunto tenha tido tanta repercursao. Todo mundo julgando o Henry, como se ele tivesse matado um cara, sei la! Po, futebol é futebol, essas coisas acontecem, é normal. Mas so faltou crucificarem o coitado, falaram até de aposentadoria precoce, de expulsao da seleçao francesa, um exagero so.

2- Jean Sarkozy, o filho do dono
A França se chocou com a tremenda cara-de-pau dos Sarkozy, o pai e o filho. Jean Sarkozy achou que seu sobrenome era curriculo suficiente para ocupar um posto importante para o qual ele nao tinha nenhuma competência. A esquerda fez barulho, mas a direita se indignou igualmente. Foram muitas e boas piadas sobre o assunto, como "Ta vendo, quando o presidente se esforçou pra tirar um jovem suburbano do desemprego, todo mundo reclamou". Jean nao conseguiu ser presidente da OPAD, acabou sendo administrador, como prêmio de consolaçao.

1- Escândalo Polanski/Mitterrand
Se ja foi uma vergonha internacional que a França tenha defendido o estuprador Roman Polanski, o caso ficou ainda pior quando se descobriu que o ministro da cultura foi, ele mesmo, um pedofilo que fazia turismo sexual em paises pobres. Bom, ele nunca assumiu isso, disse que todos os homens com quem teve relaçoes sexuais na Tailândia tinham a sua idade, apesar de se referir a eles sempre como meninos, garotos e afins em sua autobiografia. Com o escândalo, cogitou-se uma demissao, mas com o apoio do presidente, Mitterrand conseguiu manter seu cargo.

E ai, pessoal, concordam com minha lista ou sera que esqueci alguma coisa?

9 comentários:

Unknown disse...

Gostei da sua lista, mas desde quando transar com garotos de 13 anos é pedofilia?? Tem algun que amadurecem cedo.... Essa lei deveria ser revista. Estão pegando no pé dele pq transou com homens e nao com mulheres.

Unknown disse...

Esqueci!
Feliz ano novo. Tudo de bom pra na França. Torcendo muito pra vc voltar pro Brasil com titulo de mestre.
Bjos

caso.me.esqueçam disse...

nao, a lista tah completa. eu soh nao sabia onde eu tava durante esse caso mitterrand. nao sabia! tsc tsc...

ah, asnalfa... verdade. problema nenhum ter sexo com uma menina de 13 anos. tem gente que amadurece mesmo mais cedo, a gente soh nao pode saber quem...

Amanda disse...

Asnalfa, o turismo sexual é o grande problema. Coisa nojenta se aproveitar das pessoas mais pobres para fins sexuais, ainda mais se forem crianças de 13 anos.

Po Luci, nao sabia do Mitterrand? Olha que foi o primeiro da minha lista! Fiquei chocada com o caso.

Aline Mariane disse...

como sempre, o top 10 esta 10 e, para nao perder a rima (?), feliz 2010!!
Bjss!!

Unknown disse...

Free Musulin! hahahahaha Adoro suas listas, mas do que ótimas!

Bel Boucher disse...

Amanda,

feliz 2010!! Tudo de bom
Estou de volta, mas aos poucos, tentando retomar a vida pós-férias.

Não li todos os tópicos do post, mas não pude deixar de comentar sobre o último, o número 1. Não estou muito informada sobre o Mitterrand, mas, o caso do Polanski é bem diferente.
Segundo o que "minha fonte" (leia-se irmão crítico de cinema) disse, a mãe da menina armou toda a cena para o Polanski cair. Parece que disserem para ele que a menina era maior de idade e ela foi "jogada" no quarto de hotel dele. Foi armação braba para a mãe da menina levar uma bolada. Claro que isso não impede do sujeito ter sido um perfeito idiota. Mas, bom, estuprador talvez seja um pouco demais...

Enfim, foi só para mostrar uma outra versão do fato. Não sei qual das duas é a verdadeira.

Amanda disse...

Oi Bel! Estava sentindo sua falta!! Viajou é?

Quanto ao Polanski, eu acompanhei o caso e ouvi muitissimas versoes, e tudo indica que esse cara é um crapula. Os cinefilos nao deveriam ter o direito de opinar nesse caso, é impressionante como eles sempre defendem o diretor! O cara pode até ser um otimo cineasta e tal, mas po, ele foi pedofilo e estuprador naquela situacao sim.

Eu nao acho que a mae armou nada, mas mesmo se ela tivesse armado, se ela tivesse esfregado a filha nua na cara do Polanski e ele transasse com ela contra a vontade da menina, a situacao nao mudaria em nada, ainda assim seria um estupro. Esse é o mesmo discurso de quem diz que a culpa é sempre da garota estuprada, que estava de saia curta.

Nao foi a mae da garota que abusou dela, foi o Polanski.

MoiselleMad disse...

transar com garotos de 13 anos não só é crime, mas é um dos mais graves, na legislação brasileira é considerada a presunção de estupro! na legislação francesa eu já não sei..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...