sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O perfil do francês médio

A revista Le Point comemorou seu 2000° numero com uma reportagem especial sobre os franceses. São 50 paginas sobre o novo francês: quem ele é, como ele vive, quais são suas aspirações. Achei bem interessante, tem muitos dados e estatisticas, pena que tudo é comparado com outros paises da Europa e o Brasil nem é citado. Alias, se fosse uma pesquisa brasileira sobre os franceses com certeza a primeira pergunta seria "quantos banhos os franceses tomam por dia". Logico que esse dado nem aparece na reportagem, tamanho o absurdo da desconfiança.

Talvez eu faça outros posts sobre essa reportagem, mas nesse eu vou reproduzir o perfil do francês médio traçado pela revista, que eu achei bem criativo. Pois bem, o francês médio é... uma francesa. Ela se chama Nathalie Martin e tem 40 anos (52% da população da França é feminina. Na verdade nascem 105 meninos para 100 meninas, mas os meninos têm um risco de mortalidade maior, então aos 25 elas se tornam maioria). Nathalie Martin é o nome mais comum no pais e 40 anos é a média da idade de todos os franceses. Estatisticamente Nathalie vai morrer aos 72 anos. Nossa francesa mede 1,62m, pesa 62kg, calça 37. Se ela fosse homem mediria 1,76m, pesaria 77kg e calçaria 41.

Nathalie é catolica como 64% dos seus compatriotas, mas não vai à igreja. Apenas 4,5% dos catolicos vão à missa domingo. Ela se casou aos 29 anos e teve o primeiro filho um ano depois. O Estado gasta 8 mil euros por ano na educação de cada filho seu (ela tera 2 ou 3). Seu casamento tem 40% de chance de terminar em divorcio. Nathalie é assalariada, mas não ocupa um posto de chefia. As mulheres representam três quartos dos assalariados, mas apenas 9% delas são chefes. Ela estudou até o segundo grau, como 55% dos franceses de mais de 15 anos. Nossa francesa trabalha 35h por semana desde os 21 anos e ganha um salario de 1.405 euros, menos que seu equilavente homem. Mesmo assim ela economiza 16% do seu salario. Nathalie anda com 37 euros na carteira. Ela se aposentara em 2032 e tera ficado pouco mais de um ano desempregada em toda sua vida.

A cada ano, Nathalie produz 390kg de lixo e seu carro percorre 12 mil km. Ela vai 3 vezes ao ano ao cinema, assiste 1.138 horas de TV anuais e ouve 15 horas de radio por semana. Como uma boa francesa, Nathalie gosta de tecnologia: anualmente passa 28h falando no celular, envia mais de mil SMS e gasta 833 horas navegando na internet. Sua conta mensal de celular é de 38 euros. No seu Facebook ela conta 130 amigos, mas na vida real tem apenas 6 bons companheiros. Nossa francesa é heterosexual (apenas 4% da população declara ter tido relações sexuais com pessoas do mesmo sexo), transa 9 vezes por mês e teve sua primeira relação aos 17 anos. Nathalie tem 21% de chances de ser infiel no casamento.

A francesa média mora numa cidade com mais de dois mil habitantes, como 77% da população. Ela é proprietaria de uma casa de 91m² que deve ocupar durante 15 anos. Nathalie gasta 21 minutos para chegar no trabalho.

Voila! Essa é nossa francesa tipica. Suspeito que a Nathalie Martin é um tantinho diferente da Maria da Silva...

20 comentários:

Babi disse...

Que legal essa pesquisa!!! Fiquei curiosa para saber como seriam essas pessoas medias em vários outros países... Aqui na Alemanha, por exemplo, acho que seria bem parecida com a francesa, ela também seria mulher e provavelmente se chamaria Stefanie Meier ou Christin Müller.

disse...

Legal mesmo a pesquisa. Acabei de compartilhar teu post no GReader. E bem colocada a sua frase final, a Maria da Silva seria drasticamente diferente....

Paula e Erick disse...

Bem interessante a pesquisa.

Fiquei pensando como seria nossa Maria da Silva.

Muito bom post!!!

Helô Righetto disse...

adorei! mas eu DUVIDO que ela transe 9x por mes!!! todo mundo aumenta esse numero!!!!!

Rita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita disse...

Fiquei curiosa: não incluíram na pesquisa a quantidade de livros lidos por ano? O europeu, comparado com os brasileiros, tende a ler bastante - ou não? (Putz, "o europeu" é um tantinho reducionista demais, mas você me entendeu. Na média, na média.)

Beijocas
Rita

Ana Flavia disse...

Muito legal o post, obrigada por compartilhar. Vo ficar de olhe aqui se tem alguma publicacao assim, mas deve ser bem parecido.

POr aqui, se falaria muito mais ao telefone: ta super em oferta planos de mil minutos e mil sms por mes um custo modico de €8,80 euros por mes! Eu, e tb a minha amiga, alem de aproveitarmos cada um dos nossos reciprocos mil minutinhos, ainda tomamos posse dos minutos dos respectivos maridos q nao gastam nem 200 minutos cada um!

Bjo

Anônimo disse...

Com certeza a Maria da Silva não gasta apenas 21 minutos para chegar ao trabalho...

Luciana

José Fernando disse...

O IBGE acabou de fechar a primeira fase do censo 2010. Já já poderemos comparar. Mas, será que devemos? Vivemos em realidades tão distintas...

Aline Mariane disse...

estava lendo esse especial e pensando numas pessoinhas que precisam ler isso também para parar de ficar falando estereótipos sem-noção...

Luciana Nepomuceno disse...

Gente, minha mente é um esgoto...de tudo, na primeira leitura, só ficou isso: só 9x por mês? Acho que Nathalie (e eu, e eu, e eu)está vendo Tv demais e passando muito tempo na net...

Patrícia disse...

Nossa, muito bom Amanda!!
Já tô ansiosa pelo próximo post,
a respeito da reportagem.
Bisouss

Patrícia disse...

Nossa, muito bom Amanda!!
Já tô ansiosa pelo próximo post,
a respeito da reportagem.
Bisouss

Amanda disse...

Barbara, deviam mesmo fazer esse perfil em varios paises pra gente poder comparar! Acho que a maior parte seria mulher mesmo.

Dé, valeu por compartilhar!

Pablita, acho que nossa Maria da Silva seria uma empregada doméstica muito guerreira!

Helô, CERTEZA!

Rita, não tinha a quantidade de livros por ano nessa pesquisa! Faltou mesmo. Mas não deve ser muito dificil achar por ai...

Amanda disse...

Ana, nossa, esse plano ai é de celular? Muito barato! E eu ja acho os daqui em conta!

Luciana, nem a Maria da Silva nem os parisienses, isso é certo! :)

José Fernando, sim, da pra traçar o perfil do brasileiro e comparar, mas deve dar um trabaaaaalho! E tbm nem sei se deveriamos...

Aline, não é? Nada pior do que gente que espalha preconceito.

Borboleta, acho que vc esta esquecendo que depois do casamento as pessoas fazem sexo so no natal. As outras vezes elas mentem.

Patricia, obrigada!! Vou ver o que da pra garimpar ainda na revista.

Anônimo disse...

Olá!Amanda!
O que mais me surpreendeu foi ir ao cinema 3 vezes ao ano (eu li direito?)também achei que a maioria tivevesse só um filho no máximo 2.
Gostaria de saber o percentual que tem nivel superior.Nossa como o serviço de telefonia movel ai é barato!!!
Viviane Santana

Lílis disse...

Ola, Amanda!
Adorei o post!

Eu tambem fiquei bem surpresa: cinema 3 vezes por ano? So??
Eu jurava que os franceses iriam muito muito mais ao cinema... Talvez, seja so o parisiense.

beijo!

disse...

Lilis, é facil entender que ela nao vai tanto ao cinema pq ela tem de 2 a 3 filhos... eu so' tenho 1 e vou 1x por ano no cinema. Antigamente eu ia pelo menos 2x por mês!

Amanda disse...

Meninas, é importante lembrar que essa conta é feita com todos os franceses, desde as crianças que não vão muuito ao cinema, até os velhinhos que não vão nunca. E aqui tem muito velhinho! Na verdade os franceses são os europeus que vão mais ao cinema (3,3 por ano). Os ingleses vão 2,8, os alemães apenas 1,3. Os americanos que tem fama, vão 4,3.

A França tbm é campeã de natalidade na Europa, em boa parte por causa dos incentivos financeiros do governo, mas tbm por não existir aqui aquela pressão de ser uma mãe perfeita (sem crises em pôr na creche e não amamentar). Quanto ao nivel superior, eu não sei! Procurei rapidinho, mas não achei.

Beijos!

caso.me.esqueçam disse...

acho tao estranho quando venho aqui pra ver os comentarios e nao acho o meu! eu leio e esqueço de comentar. ppfff...

sim, mas adorei esse post! tao interessante o perfil, queria muito ver como seria o do brasileiro. e concordo com a helo: 9x eh muito, nao? hahahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...